Title: Prática Educacional Sustentável
metadata.ods.dc.contributor.author: Instituto de Educação Portal - IEP
Contact: Monica Rabelo de Freitas Moreira
E-mail: diretoria@portaliep.com
Telefone: (85) 3348-0120; (85) 9.9146-2230
Endereço: BR 116 Km 54 - S/N, Bairro: Zona Rural. Pacajus - CE
Local de realização: Fortaleza, Pacajus, Horizonte, Itaitinga, Chorozinho, Cascavel, Eusébio, Aquiraz, Maracanaú, Pacatuba, São Gonçalo, Caucaia, Morada Nova, Paraipaba, Beberibe
Deployment Site: Local de implantação::Nordeste::BR-CE:Ceará
Start Date of Deployment: 1-Dec-2007
Award date: 14-Dec-2018
Objective: A Prática fomenta uma educação profissional integral que, além da competência técnica, forma líderes sociais que atuam como agentes de mudança por uma sociedade melhor. Objetivos Centrais: Ofertar por ano, gratuitamente, para 3.500 adolescentes/jovens qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, gerando renda e empregabilidade; Aplicar o conhecimento transversal à qualificação profissional através das Tecnologias Sociais do Instituto de Educação Portal – IEP, com foco na sustentabilidade, onde trabalha-se arte e cultura como pilar no desenvolvimento de competências sociais, emocionais, ambientais e voluntariado; Oferecer atendimento psicossocial para educandos e familiares; Desenvolver projetos sociais nas comunidades com enfoque nos ODS; Realizar Eventos Formativos, como o maior Fórum de Sustentabilidade do Norte e Nordeste, IEP Voluntários, IEP na Comunidade, Arraiá Social, Feira das Inovações e Virada Radical, que promovem uma educação sustentável pela melhoria dos indicadores sociais a partir dos ODS.
Abstract: A Prática Educacional Sustentável iniciou suas atividades no ano de 2007, no município de Pacajus, região metropolitana de Fortaleza, promovendo o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social, possibilitando, gratuitamente, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. A prática oferece uma alternativa no auxílio à redução da violência e reestabelecimento de vínculos familiares, promovendo uma educação integral e sustentável por meio da tecnologia social espaços mundos. Além do conhecimento técnico, contribui com a formação de indivíduos que desenvolvam competências sociais, emocionais e socioambientais, como liderança e resiliência, além de consciência acerca da sustentabilidade.
Subject: vulnerabilidade social;  juventude;  violência;  educação integral
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
05. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Dimension of Practice: Social
Target Audience: Adolescentes;  Analfabetos;  Famílias de baixa renda;  Jovens
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3637
Appears in Collections:Organizações sem fins lucrativos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFL - Prática Educacional Sustentável - final.pdf935.62 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.