Title: Modelo de Gestão Sisar
metadata.ods.dc.contributor.author: Confederação Sistema Integrado de Saneamento Rural - Sisar
Contact: Marcondes Ribeiro Lima
E-mail: marcondesribeiro@yahoo.com.br
Telefone: (85) 9 9958 0686
Endereço: Av. Dom Luís nº 880 – Sala 506 - Meireles - Fortaleza - Ceará
Deployment Site: Local de implantação::Nordeste::BR-CE:Ceará
Start Date of Deployment: 27-Jan-1996
Award date: 14-Dec-2018
Objective: A entidade tem como objetivo geral a gestão compartilhada com as associações comunitárias locais, visando garantir a operação e a manutenção de sistemas de abastecimento de água. Objetivos específicos: • Garantir a operação dos sistemas de tratamento de água, através da manutenção, tratamento, pequenas ampliações, autogestão e auto sustentabilidade; Melhorar de forma contínua a qualificação dos técnicos envolvidos na gestão dos sistemas para garantir a correta operação e manutenção; • Realizar ampliações e melhorias nos sistemas existentes, mediante parcerias; • Reabilitar sistemas existentes para serem filiados ao Sisar, mediante parcerias; • Incrementar a educação associativa, sanitária e ambiental em todos os níveis, buscando manter a integração e a união de suas filiadas; • Assegurar a melhoria da qualidade de vida da população rural.
Abstract: A prática Modelo de Gestão da Rede SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) é referência nacional na área de saneamento em comunidades rurais, por seus resultados e por ser desenvolvida por uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos. O objetivo do Modelo de Gestão é garantir a operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população rural, via gestão compartilhada com associações comunitárias que possuam sistemas de água e saneamento. São benefícios do SISAR: distribuição de água tratada, aumento da vida útil dos sistemas de abastecimento, redução das doenças de veiculação hídrica, preservação dos mananciais, fortalecimento das associações, melhor qualidade de vida da população atendida, resgate da cidadania e a consciência ambiental.
Subject: saneamento;  comunidades rurais;  água
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimension of Practice: Social
Target Audience: Agricultores Familiares;  População em geral
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3635
Appears in Collections:Organizações sem fins lucrativos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFL - Modelo de Gestão SISAR - final.pdf1.05 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.