Title: Tecnologia da dessalinização da água salobra e potencial hídrico do rejeito salino na produção agrícola familiar
metadata.ods.dc.contributor.author: Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)
Contact: Nildo da Silva Dias
E-mail: nildo@ufersa.edu.br; reitor@ufersa.edu.br
Telefone: (84) 99684 4875 / (84) 3317 8225
Endereço: Avenida Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossoró-RN
Deployment Site: Local de implantação::Nordeste::BR-RN:Rio Grande do Norte::2408003:Mossoró
Start Date of Deployment: 1-Jun-2014
Award date: 2018
Objective: GERAL Avaliar a sustentabilidade econômica e socioambiental do uso agrícola do rejeito da dessalinização da água salobra em um sistema integrado de produção, tendo em vista os riscos ambientais e a soberania alimentar das comunidades aonde foram instaladas as estações de tratamento de água por osmose reversa. ESPECÍFICOS - Sensibilizar as comunidades rurais sobre a problemática da água e propor ações do uso sustentável dos recursos hídricos em projetos de assentamentos rurais, especialmente as águas de rejeito da dessalinização; - Estudar a viabilidade técnica e econômica do cultivo de tilápias produzidas em viveiros usando rejeito da dessalinização como fonte hídrica; - Avaliar a produção de hortaliças e de espécies forrageira utilizando, como fonte hídrica e nutricional, o rejeito salino após sua utilização em viveiros de criação de tilápias (efluente rico em matéria orgânica);
Abstract: O projeto tem por objetivo central o aproveitamento da água que resulta como resíduo do processo de dessalinização em poços artesianos instalados em comunidades rurais no município de Mossoró/ RN, tanto para a criação de peixes, como para a fertirrigação de hortas comunitárias. O atual processo de dessalinização da água permite tornar potável apenas 30% da água retirada. Os demais 70% são considerados rejeitos que, descartados diretamente no solo, geram a desertificação. Para evitar isso, foram instalados reservatórios para a água residual nos quais é praticada a criação de tilápias. Outro reservatório recebe os efluentes da piscicultura que são utilizados para fertirrigar os canteiros da horta comunitária por sistema de gotejamento. O nível de salinidade da água, associado ao pequeno volume de água depositado no solo pelo sistema de gotejamento, permite o uso do solo para produção de hortaliças por longo tempo, sem risco de esterilizá-lo.
Subject: recursos hídricos;  dessalinização;  reuso da água;  sustentabilidade;  agricultura familiar;  semiárido brasileiro;  tecnologia social;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Dimension of Practice: Ambiental;  Econômica
Target Audience: Agricultores Familiares
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3632
Appears in Collections:Instituições de ensino, pesquisa e extensão
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPE - Tecnologia da Dessalinização da Água Salobra.pdf407.46 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.