Title: Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina
metadata.ods.dc.contributor.author: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Contact: Edmundo de Almeida Gallo
Deployment Site: Local de implantação::Sudeste::BR-RJ:Rio de Janeiro::3303807:Paraty
Local de implantação::Sudeste::BR-RJ:Rio de Janeiro::3300100:Angra dos Reis
Local de implantação::Sudeste::BR-SP:São Paulo::3555406:Ubatuba
Start Date of Deployment: 1-Jan-2014
Award date: 2018
Objective: Constituir-se como espaço tecnopolítico gerador de conhecimento crítico e tecnologias sociais inovadoras para a promoção do desenvolvimento sustentável e da saúde; Monitorar e a avaliar os ODS no território, através de metodologias participativas e complexas, seguindo os princípios da Ecologia de Saberes; Promover Pesquisa-Ação no território; Ampliar a implantação e replicação das soluções desenvolvidas como estratégia de promoção dos ODS. Realizar a defesa do território com assessoria jurídica, mobilizações e articulações institucionais; Produzir uma base de informações e dados georreferenciados a partir da Cartografia Social; Estruturar-se como Incubadora de Tecnologia Sociais aplicadas e replicáveis.
Abstract: O Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) foi criado em 2009 pela Fiocruz em parceria com o Fórum de Comunidades Tradicionais. Funciona como um espaço tecnopolítico de desenvolvimento de soluções territorializadas, que tem base na ecologia de saberes, com potencial para se tornarem estratégias regionais e de políticas públicas, fomentando a garantia dos direitos das comunidades tradicionais relacionados ao território, à cultura, à saúde e à qualidade de vida. Atua na Serra da Bocaina, entre os municípios de Ubatuba (SP), Paraty e Angra dos Reis (RJ), local de maior contínuum de Mata Atlântica preservada e palco de conflitos socioambientais. A região apresenta alto índice de vulnerabilidade ambiental, registrando eventos climáticos extremos.
Subject: vulnerabilidade ambiental;  comunidades tradicionais;  justiça socioambiental;  educação;  tecnologias sociais;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimension of Practice: Social;  Institucional
Target Audience: Povos tradicionais
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3630
Appears in Collections:Instituições de ensino, pesquisa e extensão
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.