Title: Gestão ambiental integrada na UFRN: efluentes e resíduos sólidos
metadata.ods.dc.contributor.author: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Contact: Herbete Hálamo Rodrigues Caetano Davi
E-mail: herbetehd@yahoo.com
Telefone: (84) 99167-6561
Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova, Natal - RN
Deployment Site: Local de implantação::Nordeste::BR-RN:Rio Grande do Norte::2408102:Natal
Start Date of Deployment: 1-May-1983
Award date: 2018
Objective: Objetivos principais: 1. Coletar, tratar e dispor adequadamente os esgotos sanitários gerados no campus central da UFRN; 2. Coletar, segregar e dar melhor destinação final aos resíduos sólidos recicláveis e aos resíduos de poda. Objetivos secundários: 1. Utilizar o esgoto tratado na irrigação dos campos de esportes, canteiros, jardins e plantio de capim; 2. Reduzir o consumo de água potável nas atividades de irrigação; 3. Promover a sensibilização e participação da comunidade universitária quanto às questões ambientais no contexto urbano; 4. Diminuir o uso e/ou aumentar a eficiência de recursos públicos; 5. Melhorar a qualidade ambiental percebida pela comunidade universitária dentro do Campus. 6. Gerar ocupação e renda aos parceiros sociais externos.
Abstract: Esta prática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é caracterizada, sucintamente, como uma modalidade integrada de saneamento ambiental, envolvendo efluentes sanitários e resíduos sólidos, a qual prima pelo conceito de sistema de gestão sustentável. Trata-se de um conjunto de procedimentos que visam ao tratamento de efluentes e resíduos ao ponto de poderem ser reutilizados ou reinseridos no sistema de consumo da instituição. Dentre os objetivos da prática destacam-se: coletar, tratar e dispor adequadamente os esgotos sanitários gerados no campus central da UFRN; coletar, segregar e dar melhor destinação final aos resíduos sólidos recicláveis e aos resíduos de poda.
Subject: saneamento ambiental;  gestão sustentável;  universidade federal;  geração de emprego e renda;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Dimension of Practice: Ambiental
Target Audience: Alunos do ensino superior;  Catadores de material reciclável;  Diretor de escola;  Outro;  Professores do ensino superior
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3626
Appears in Collections:Instituições de ensino, pesquisa e extensão
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPE - Gestão ambiental integrada na UFRN.pdf445.53 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.