Título: Escritório De Tecnologia Social
Instituição Responsável: Universidade Federal do Ceará
Contato: Márcia Maria Tavares Machado
E-mail: marciamachadoufc@gmail.com; bertini@ufc.br
Telefone: (85) 33667452 / (85) 999150900
Endereço: Av. da Universidade, 2932 - Benfica – Fortaleza - CE
Local de implantação: Local de implantação::Nordeste::BR-CE:Ceará::2304400:Fortaleza
Data de Início da Implantação: 1-Jan-2006
Data do prêmio: 2018
Objetivo: Este projeto de extensão tem como objetivo principal fomentar e coordenar as ações de extensão de cunho social, atendendo à comunidades de baixa renda, elaborando projetos de arquitetura e engenharia, fazendo o acompanhamento técnico na construção de habitações, visando à transformação da sociedade, potencializando, assim, o processo de ensino/aprendizagem na Universidade Federal do Ceará - UFC. Temos como objetivos específicos oportunizar um ambiente para o aluno de arquitetura e engenharia desenvolver projetos e execução de habitações e concomitante exercer e desenvolver a cidadania e a consciência social de todos os participantes.
Resumo: A prática Escritório de Tecnologia Social é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que tem por objetivo fomentar e coordenar ações de cunho social, nas áreas de engenharia e arquitetura, atendendo às comunidades de baixa renda na região metropolitana de Fortaleza. Os alunos elaboram projetos e orçamentos, além de acompanhar a construção de habitações sob a supervisão de professores. O público atendido, que possui renda inferior a três salários mínimos, nível social compatível, necessita apoio técnico seja para execução ou reforma de suas moradias seja para regularização fundiária das casas onde residem. São fatores limitantes para o atendimento o máximo de 80 m2 de área construída e terreno inferior a 250 m². Estas atividades potencializam o processo de ensino/aprendizagem, oportunizando um ambiente para que o aluno de engenharia e arquitetura aplique seus conhecimentos ao mesmo tempo em que desenvolve a cidadania e a consciência social.
Assunto: assistência técnica;  moradia;  projeto de extensão;  universidade federal;  população de baixa renda;  cidadania;  tecnologia social;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Dimensão da Prática: Social
Público-alvo: Famílias de baixa renda
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
Licença e Termos de Uso: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3625
Aparece nas coleções:Instituições de ensino, pesquisa e extensão
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPE - Escritório de Tecnologia Social.pdf399.32 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.