Título: Criação de uma Universidade Verde - O Plano Ambiental e Estruturante da UFLA
Instituição Responsável: Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Contato: Marcio Machado Ladeira
E-mail: mladeira@dzo.ufla.br; reitoria@reitoria.ufla.br
Telefone: (35) 3829-5179 / (35) 3829-1502
Endereço: Reitoria, Campus da UFLA, Lavras, MG.
Local de implantação: Local de implantação::Sudeste::BR-MG:Minas Gerais::3138203:Lavras
Data de Início da Implantação: 1-Jan-2009
Data do prêmio: 2018
Objetivo: Agregar ações isoladas, resolver as demandas para a expansão da Universidade e equacionar os problemas relacionados aos passivos ambientais que existiam há vários anos. Com isso, busca-se prevenir contra futuros problemas, colocando a UFLA como uma universidade sustentável e ambientalmente correta, melhorando a qualidade do ensino e o ambiente no campus, trazendo benefícios para toda a comunidade acadêmica e visitantes no campus.
Resumo: A prática Criação de uma Universidade Verde da Universidade Federal de Lavras (UFLA) visa a transformar a Universidade numa comunidade sustentável e ambientalmente correta, melhorando a qualidade do ensino e o ambiente no campus, trazendo benefícios para toda a comunidade acadêmica e visitantes. São quatro os principais empreendimentos: 1- uma estação de tratamento de água e recuperação das nascentes identificadas dentro da área do Campus; 2- uma estação de tratamento de esgoto, que substituiu as fossas negras e agora trata todo o esgoto produzido dentro do Campus; 3- uma infraestrutura para tratamento dos esgotos laboratoriais, que não podem ser jogados na rede comum; e 4- um manejo de energia, cujas ações estão tanto no âmbito da diminuição do consumo como na produção de energia limpa, no caso a solar.
Assunto: Plano ambiental;  sustentabilidade;  gestão da água;  gestão da energia;  gestão de resíduos;  Universidade Federal
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
07. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimensão da Prática: Ambiental
Público-alvo: Alunos do ensino superior;  Catadores de material reciclável;  Diretor de escola;  Outro;  População em geral;  Professores do ensino superior
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
Licença e Termos de Uso: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3623
Aparece nas coleções:Instituições de ensino, pesquisa e extensão
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPE - Criação de uma Universidade Verde.pdf385.45 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.