Título: Projeto Vale Luz
Instituição Responsável: Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA
Contato: Virginia Forte Viana Galvão
E-mail: vforte@neoenergia.com; acmascarenhas@neoenergia.com
Telefone: (71) 3370-5774 / (71) 3370-5054
Endereço: Avenida Edgard Santos, 300, Cabula VI, Salvador, Bahia, 41.181-900
Local de implantação: Local de implantação::Nordeste::BR-BA:Bahia
Local de implantação::Nordeste::BR-PE:Pernambuco
Local de implantação::Nordeste::BR-RN:Rio Grande do Norte
Data de Início da Implantação: 19-Out-2015
Data do prêmio: 2018
Objetivo: O projeto tem como objetivo principal permitir aos clientes residenciais a troca de resíduos sólidos recicláveis por créditos financeiros na conta de energia elétrica. Os materiais arrecadados são encaminhados às cooperativas de catadores parceiras do projeto para destinação correta, contribuindo para a preservação do meio ambiente e eficiência energética na ação da reciclagem.
Resumo: O projeto Vale Luz, da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, tem por objetivo permitir aos clientes residenciais a troca de resíduos recicláveis por créditos financeiros na conta de energia elétrica, contribuindo para a preservação do meio ambiente e eficiência energética na ação da reciclagem. Os resíduos recolhidos são encaminhados para cooperativas de coleta seletiva. Além de gerar economia de energia, a prática permite: melhoria da limpeza da cidade e da qualidade de vida da população; aumento da conscientização ambiental e da vida útil dos aterros sanitários; diminuição da poluição do solo, da água e do ar; diminuição da proliferação de doenças e da contaminação dos alimentos; redução dos gastos com limpeza urbana e de custos de produção pelas indústrias que reaproveitam o material reciclável; inclusão social, com geração de emprego e renda para famílias carentes; fortalecimento das organizações comunitárias, entre outros.
Assunto: energia elétrica;  reciclagem;  eficiência energética;  preservação ambiental;  geração de renda;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
07. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Dimensão da Prática: Ambiental;  Econômica
Público-alvo: Catadores de material reciclável;  População em geral
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
Licença e Termos de Uso: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3621
Aparece nas coleções:Organizações com fins lucrativos
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFL -Projeto Vale Luz.pdf815.69 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.