Título: Programa Agricultura Urbana
Instituição Responsável: Prefeitura Municipal de Curitiba/PR
Contato: Edson Rivelino Pereira
E-mail: edpereira@smab.curitiba.pr.gov.br; lgusi@smab.curitiba.pr.gov.br
Telefone: (41) 3350-3802 / (41) 3350-3800
Endereço: Rua General Carneiro, 938 - Centro - Curitiba/PR.
Local de implantação: Local de implantação::Sul::BR-PR:Paraná::4106902:Curitiba
Data de Início da Implantação: 15-Mai-1986
Data do prêmio: 2018
Objetivo: Favorecer a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população curitibana, utilizando de forma ordenada os vazios urbanos públicos e privados para a produção de alimentos, sem a utilização de produtos químicos.
Resumo: A prática Agricultura Urbana desenvolvida pela Secretaria Municipal de Abastecimento de Curitiba, desde 1986, tem como objetivo estratégico favorecer a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população curitibana, utilizando de forma ordenada os vazios urbanos públicos e privados para a produção de alimentos, sem a utilização de produtos químicos. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: a redução da fome entre populações carentes, a redução dos custos das famílias com alimentação e geração de renda com a comercialização dos produtos excedentes, a sustentabilidade ambiental por meio da produção de produtos orgânicos. A prática visa à integração e inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social e, por fim, o sentimento de pertencimento e a elevação da autoestima dos beneficiários da prática.
Assunto: agricultura orgânica;  espaço urbano;  agroecologia;  comunidade;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Dimensão da Prática: Social
Público-alvo: Agricultores Familiares;  Produtores rurais – pequenos
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
Licença e Termos de Uso: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3610
Aparece nas coleções:Governos
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOV - Programa Agricultura Urbana.pdf978.61 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.