Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3536
Título: Políticas públicas e desenvolvimento: avaliação do período 2007-2010
Autor(es): Rabelo, Rodrigo Carneiro
Resumo: O presente artigo avalia o projeto soberano de desenvolvimento nacional do segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob a perspectiva das seguintes dimensões: econômica, social, territorial, ambiental e político-institucional. Se por um lado, a aparente antinomia entre objetivos econômicos e sociais foi bem administrada durante o segundo governo Lula, por outro, as dimensões territorial, ambiental e político-institucional parecem não ter desfrutado do mesmo protagonismo. O estudo dos aspectos conjunturais e estruturais que marcaram o período 2007-2010 pode contribuir para o Brasil reencontrar o caminho do desenvolvimento aliado ao investimento em política social. Na prática, isso significa também um convite para reavaliação das prioridades, bem como do tamanho do Estado e do seu papel no processo de desenvolvimento do País. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica acerca do tema Políticas Públicas e Desenvolvimento no período 2007-2010, além das análises dos números oficiais, dos principais indicadores e dos fatos históricos.
Palavras-chave: políticas públicas;  desenvolvimento nacional;  políticas sociais;  política econômica;  meio ambiente;  territorialidade;  arranjo político-institucional
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Público alvo: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
Data: Jun-2018
Descrição física: 38 p.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientador: Prof. Dr. Jorge Abrahão de Castro
Tipo: Monografia/ TCC
Detentor dos direitos autorais: Rodrigo Carneiro Rabelo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3536
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Carneiro Rabelo.pdfArtigo principal330,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir