Entre planejamento e mercado: o caso da concessão da BR-163 MT
Título: | Entre planejamento e mercado: o caso da concessão da BR-163 MT |
Autor(es): | Almeida, Rodrigo Bonecini de |
Contribuidor: | Cardoso Jr., José Celso (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/ TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 49 p. |
Data: | Jun-2018 |
Detentor dos direitos autorais: | Rodrigo Bonecini de Almeida |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Desenvolvimento Social Planejamento Governamental |
Resumo: | A construção de infraestrutura rodoviária satisfatória não pode prescindir de uma atuação combinada de mercados e do poder público. Embora considerada fundamental para a integração territorial e para o desenvolvimento econômico, persistem perspectivas dicotômicas a respeito da distribuição de responsabilidades para o avanço de projetos de infraestrutura. O trabalho elabora sobre o caso do trecho da BR-163 em Mato Grosso para colaborar neste debate. A rodovia foi implantada nos anos 1970 como parte de um conjunto de políticas públicas orientadas a contornar a esparsa ocupação populacional e econômica do estado. Progressivamente, como fruto das políticas, do impulso da demanda interna e externa de grãos, e da modernização tecnológica do agronegócio, as áreas cultivadas e safras colhidas experimentaram forte expansão. A produção é majoritariamente destinada a portos e mercados consumidores no Sul e Sudeste, dependendo da infraestrutura de transportes, inclusive da BR-163 MT para o escoamento. O objetivo do trabalho é avaliar se o trecho da rodovia entre Sinop e a divisa com Mato Grosso Sul, sob concessão privada desde 2014, somente obteve condições de delegação à inciativa privada em consequência da pujança do agronegócio mato-grossense e do transporte dessa carga granel por veículos pesados. |
Palavras-chave: | rodovia; concessão pública; infraestrutura rodoviária; planejamento; mercado econômico |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em planejamento estratégico. |
Contexto de aprendizagem: | 360 horas |
Observações/Notas: | Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição Orientador: José Celso Cardoso Jr. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3535 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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