Título: Reforma trabalhista de 2017 no Brasil: aspectos de interesse para a saúde do trabalhador
Autor(es): Baeta, Karla Freire
Contribuidor: Cintra, Marcos Antônio Macedo (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 61 p.
Data: Jun-2018
Detentor dos direitos autorais: Karla Freire Baeta
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Trabalho. Emprego
Resumo: O presente artigo traz uma reflexão sobre a influência dos ciclos de crescimento econômico no comportamento do mundo do trabalho e nas relações entre trabalho, saúde e doença. Busca ainda apontar as raízes da Reforma Trabalhista aprovada em 2017 no Brasil, as alterações de maior relevância na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), suas possíveis consequências e efeitos na saúde do trabalhador. As alterações foram agrupadas nas categorias contrato de trabalho, jornada de trabalho, saúde e higiene, negociado e legislado, remuneração e organização sindical que foram avaliadas separadamente. As potenciais consequências provenientes das alterações da CLT dentro das categorias, apresentaram grande semelhança. Destacam-se insegurança quanto a permanência no trabalho, instabilidade financeira, diminuição da remuneração, aumento da jornada de trabalho, elevada rotatividade da mão de obra, dificuldade da manutenção da identidade laboral e da criação de vínculos no ambiente de trabalho, maior exposição a agentes nocivos à saúde, desgaste físico e mental e dificuldades do trabalhador na organização e utilização do seu tempo. Essas consequências podem provocar mudanças significativas no perfil de saúde do trabalhador brasileiro.
Palavras-chave: organização do trabalho;  reforma trabalhista;  saúde;  trabalho;  emprego;  saúde do trabalhador
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Público alvo: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientador: Prof. Dr. Marcos Antônio Macedo Cintra
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3520
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karla Freire Baêta.pdfArtigo principal822.42 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.