Título: Licenciamento ambiental em territórios indígenas
Autor(es): Cruz, Hevila Peres da
Contribuidor: Podcameni, Maria Gabriela von Bochkor (Orientadora)
Bim, Eduardo Fortunato (Co-Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 33 p.
Data: Jun-2018
Detentor dos direitos autorais: Hevila Peres da Cruz
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Meio ambiente. Recursos Naturais. Desenvolvimento Sustentável
Resumo: O trabalho apresentado foca nos procedimentos estabelecidos e executados pelo licenciamento ambiental e questiona se os procedimentos garantem aos indígenas o atendimento aos seus direitos. Atualmente a questão do impacto ambiental em Terras Indígenas decorrentes de empreendimentos tem se destacado em função dos conflitos gerados e inúmeros prejuízos socioeconômicos decorrentes da judicialização de processos. Os dados obtidos através de um diagnóstico em dois processos administrativos, utilizando a metodologia qualitativa, informam que o licenciamento ambiental não seguiu procedimentos legalmente padronizados e objetivos, embora haja vasta legislação nacional e internacional que orienta sobre o tema. A partir dessa constatação, a análise buscou refletir criticamente sobre a atual operacionalização, pela administração pública, do conceito de etnodesenvolvimento, sem deixar de considerar os embates entre as instâncias administrativas e econômicas geradoras de tensões entre as estratégias de gestão indígenas e não indígenas, o conhecimento técnico e a decisão política sobre projetos de desenvolvimento sustentável, no contexto do licenciamento ambiental federal.
Palavras-chave: etnodesenvolvimento;  licenciamento ambiental;  povos indígenas;  meio ambiente;  impacto ambiental;  desenvolvimento sustentável
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Público alvo: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientadora: Profa. Dra. Maria Gabriela Von Bochkor Podcameni.
Co-Orientador: Prof. Ms. Eduardo Fortunato Bim
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3516
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hévila Peres da Cruz.pdfArtigo principal497.71 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.