Title: Avaliação do Plano Brasil Maior para o setor siderúrgico: uma análise de custo-efetividade
Authors: Silva, Thiago Henrique Cardoso da
metadata.dc.contributor.other: Januzzi, Paulo (Orientador)
Vargas, Marco Antônio (Coorientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 70 p.
Issue Date: Jun-2018
metadata.dc.rights.holder: Thiago Henrique Cardoso da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Abstract: Esta monografia tem como objetivo principal fazer uma análise custo-efetividade das ações implementadas no setor siderúrgico pela última política industrial do Brasil: o Plano Brasil Maior (PBM). Para isso, foram formulados índices que avaliassem os resultados alcançados por esta política pública. Uma parte desses indicadores foi construída avaliando tanto a dimensão custo quanto a dimensão efetividade. Outra parte, somente a dimensão de efetividade. Variáveis como custo fiscal, emprego, exportações e importações são algumas das temáticas avaliadas para este setor específico. A metodologia sugerida procurou inferir os subsídios para o setor siderúrgico a partir dos principais setores consumidores de aço (construção civil, setor automotivo, máquinas, equipamentos e eletroeletrônicos) e, com esses resultados, calcular o impacto das medidas do PBM para a siderurgia. Dentre as conclusões encontradas, pode-se citar que houve um considerável crescimento em variáveis-chave de desempenho do setor siderúrgico como capacidade produtiva, consumo interno de aço nacional e investimento durante a política industrial. Entretanto, esse resultado gerou um alto custo fiscal para estado. Nos anos seguintes, devido ao abandono desta política unida a um processo de recessão nacional, não houve manutenção dessa demanda interna, o que trouxe uma forte retração para o setor. Outro objetivo desta pesquisa foi demonstrar a correlação entre a política industrial e o desenvolvimento econômico, de forma a evidenciar como a primeira é uma via para alcançar a segunda. Além disso, procurou-se entender melhor quais as teorias econômicas que embasam as ações de política industrial que foram recentemente colocadas em prática. Por fim, foi feita uma análise do comportamento recente do setor siderúrgico e como este foi alocado dentro do PBM.
Keywords: política industrial;  siderurgia;  análise de custo-efetividade;  políticas públicas;  avaliação
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Target Audience: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
metadata.dc.educational.context: 360 horas
metadata.dc.description.additional: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientador: Prof. Doutor Paulo Januzzi
Coorientador: Prof. Doutor Marco Antônio Vargas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3507
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Henrique Cardoso da Silva (1).pdfArtigo principal978.78 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.