Título: Demandas nacionais ao setor espacial
Autor(es): Lima, Fernanda Lins Leal Uchôa de
Contribuidor: Guimarães, Arthur Oscar (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 40 p.
Data: Jun-2018
Detentor dos direitos autorais: Fernanda Lins Leal Uchôa de Lima
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Resumo: As atividades espaciais envolvem uma série de estudos, pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos de alta complexidade que necessitam de grandes investimentos do Estado e um planejamento estratégico de longo prazo, capaz de estabelecer coerência entre o progresso científico e tecnológico, o empoderamento da indústria nacional, a necessária formação de capital humano especializado e o atendimento às demandas nacionais. O Projeto de Intervenção (PI) aqui apresentado propõe o desenvolvimento metodológico e a implantação, na Agência Espacial Brasileira (AEB), de um processo contínuo de identificação e análise de demandas nacionais que promova o alinhamento entre o Programa Espacial Brasileiro e as necessidades prioritárias da sociedade, direcionando as ações da indústria nacional e dos institutos de pesquisa à obtenção de soluções para os problemas nacionais, regionais e locais. A metodologia aqui proposta utiliza métodos qualitativos de consulta formal a instituições nacionais e propõe a realização de estudos prospectivos de tendências tecnológicas do setor espacial para a identificação de demandas existentes e futuras, além do estabelecimento de uma rede interinstitucional que possibilite o fluxo contínuo de informações necessárias ao planejamento das atividades espaciais no Brasil, em benefício da sociedade. A proposta do projeto de intervenção, em sua versão preliminar, foi aprovada pela alta gestão da AEB e encontra-se em fase inicial de implementação.
Palavras-chave: identificação de demandas;  planejamento;  redes interinstitucionais;  investimento público;  políticas públicas;  setor espacial
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Público alvo: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientador: Prof. Dr. Arthur Oscar Guimarães
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3503
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Lins L. Uchoa de Lima.pdfArtigo principal1.02 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.