Título: Rede de cidadania financeira do Banco Central: o caso de Chapada Gaúcha
Autor(es): Paula, Angela Aparecida Silva de
Contribuidor: Falcón, Maria Lúcia de Oliveira (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 36 p.
Data: Jul-2018
Detentor dos direitos autorais: Angela Aparecida Silva de Paula
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Resumo: O presente trabalho se propôs a apresentar a Rede de Cidadania Financeira como estratégia adotada pelo BC para a disseminação de suas ações de educação financeira e a discutir a atuação dessa Rede como promotora ou apoiadora do processo de desenvolvimento local nas comunidades onde está inserida, estudando o caso de município de Chapada Gaúcha. No século XXI ocorreu a ascensão de milhares de brasileiros à classe média e à bancarização. O acesso ao Sistema Financeiro impulsionou o consumo e a abertura de negócios de pequeno e médio portes. Utilizar o SFN em um mercado com memória inflacionária, altas taxas de juros e sem conhecimento adequado levaria, inevitavelmente, ao endividamento das famílias. Seguindo as orientações da OCDE, o Brasil institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira, da qual o Banco Central do Brasil faz parte e, como membro, desenvolve seus programas setoriais, dos quais fazem parte a Rede de Cidadania Financeira e o Programa de Formação de Facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais (PFFGFP), estratégias utilizadas pelo BC para ganho de escala e capilaridade em suas ações de educação financeira. Concluímos que o fator primordial para o sucesso do Programa nesse município foi a sua inserção em uma política pública já existente e consolidada, nesse caso, a introdução da disciplina Cultura Empreendedora, Cooperativista e Financeira nas escolas municipais. Além disso, a forte influência e presença da cooperativa local contribuíram para os resultados alcançados neste município.
Palavras-chave: cidadania financeira;  educação financeira;  desenvolvimento local;  cooperativismo;  políticas públicas
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Público alvo: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientadora: Maria Lúcia de Oliveira Falcón
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3490
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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