Título: Cidadania financeira e desenvolvimento: uma análise das diferenças de gênero no brasil
Autor(es): Medeiros, Adriana da Camara Tavares de
Contribuidor: Jannuzzi, Paulo (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 49 p.
Data: Jun-2018
Detentor dos direitos autorais: Adriana da Camara Tavares de Medeiros
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Planejamento Estratégico
Resumo: O presente trabalho propõe-se a entender o exercício da Cidadania Financeira, inclusão e educação financeiras, segundo a perspectiva de gênero no Brasil. A inclusão financeira é um dos aspectos considerados na avaliação do sistema financeiro. No atual contexto de financeirização da economia, associar o desenvolvimento de um país ao funcionamento do sistema financeiro faz todo sentido. Pois, sistemas bem estruturados, promovem o crescimento econômico na medida em que fazem a alocação eficiente dos recursos e promovem a acumulação de capital. As ideias de crescimento econômico e de equidade de gênero estão contidas no conceito de desenvolvimento. Neste estudo foram analisados dados, desagregados por sexo, da oferta e uso de produtos financeiros e os resultados da pesquisa Toolkit INFE/OCDE aplicada no Brasil em 2015. Os resultados apresentados sugerem não haver diferença de gênero nem na oferta de produtos financeiros, nem na inadimplência no país. Mas sim, quanto à tomada de crédito e algumas questões relacionadas à educação financeira. Na dimensão conhecimento, as mulheres apresentam desempenho inferior aos homens (principalmente quanto à matemática e à taxa de inflação). Em atitudes, apresentaram maior sentimento de incapacidade e baixa confiança no planejamento financeiro. E, quanto ao comportamento, apresentam-se financeiramente mais vulneráveis que os homens.  
Palavras-chave: cidadania;  inclusão financeira;  educação financeira;  desenvolvimento;  gênero
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Público alvo: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientador: Prof. Dr. Paulo Jannuzzi
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3477
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana da Camara Tavares de Medeiros.pdfArtigo principal1.77 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.