Título: Análise da distribuição da força de trabalho da Fundação Nacional do Índio
Autor(es): Santos, Helton Soares dos
Contribuidor: Santos, Aleksandra Pereira dos (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 91 p.
Data: Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Helton Soares dos Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Gestão Pública
Resumo: O contexto de restrições orçamentárias na Administração Pública Federal impõe o desafio aos órgãos de serem capazes de otimizar a aplicação de seus recursos financeiros e aumentar a eficiência e produtividade de seus colaboradores, sendo que a maioria dos órgãos enfrenta um processo de redução da força de trabalho ao longo dos últimos anos. Neste cenário enxerga-se a necessidade de um melhor planejamento da execução de suas atividades, sendo preponderante o planejamento na distribuição da força de trabalho. A demanda por gestão estratégica de pessoas cresce a passos largos na Administração Pública e a Funai ainda está dando os primeiros passos nesta direção, nesta pesquisa foi feita uma análise da distribuição da força de trabalho da Funai, buscando verificar a adequação desta às necessidades do órgão e construir uma escala para priorização na recomposição da força de trabalho, necessidades e possibilidades de movimentação de pessoal. Para o alcance deste objetivo foi analisada a evolução da força de trabalho e os dois principais fatores geradores de demandas na instituição, a quantidade e extensão das Terras Indígenas e a População Indígena atendidas pelas diversas unidades, buscando correlacionar os dados e produzir uma análise quali-quantitativa para subsidiar a construção de uma proposta de redistribuição da força de trabalho.
Palavras-chave: dimensionamento da força de trabalho;  planejamento;  gestão de pessoas;  métodos quali-quantitativos;  recursos humanos;  serviço público;  setor público
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos de conclusão do curso de Especialização em Gestão Pública, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas.
Público alvo: Especialistas e interessados em gestão pública
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Orientadora: Prof. Dr. Aleksandra Pereira dos Santos
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3476
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Helton Soares dos Santos - Versão reformulada TCC.pdfArtigo principal7.86 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.