Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3473
Título: Diagnóstico de qualidade de vida e bem-estar sob a ótica dos trabalhadores em um departamento da administração pública federal
Autor(es): Eurich, Samanta Bravim
Resumo: Essa pesquisa visa descrever os fatores de bem-estar e mal-estar atrelados à Qualidade de Vida no Trabalho - QVT que impactam os servidores efetivos, comissionados e trabalhadores terceirizados de um Departamento da Administração Pública Federal, a partir da aplicação de três instrumentos já validados cientificamente, quais sejam: Escala de Bem-estar organizacional, Escala de Qualidade de Vida Organizacional e IA_QVT, com vistas a propor diretrizes de Qualidade de Vida no Trabalho, a partir dos indicadores críticos apurados na realização do diagnóstico. Os resultados obtidos nesse diagnóstico revelam que os trabalhadores dessa unidade organizacional compartilham sentimentos de bem-estar pessoal no trabalho. Com relação à Qualidade Vida Organizacional, verifica-se que os fatores respeito e relacionamento interpessoal foram considerados como providos pela organização. Contudo, os fatores recompensas, incentivo ao crescimento profissional e suporte à execução do trabalho se mostraram na área de atenção. Portanto, de acordo com o diagnóstico realizado, sugere-se que ações relacionadas aos quesitos que se mostraram preocupantes sejam objetos de estratégias planejadas, por meio de um grupo de trabalho com representantes dos setores dessa organização, a fim de se reverter o quadro ora apresentado, bem como corroborar pela manutenção dos níveis de bem-estar já compartilhados pelo grupo objeto do estudo.
Palavras-chave: qualidade de vida no trabalho;  bem-estar no trabalho;  administração pública federal;  gestão de pessoas
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Data: Mar-2018
Descrição física: 24 p.
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Orientador: Hugo Rodrigues
Tipo: Monografia/ TCC
Detentor dos direitos autorais: Samanta Bravim Eurich
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3473
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samanta Bravim Eurich - TCC - EGP 11 - GEP.pdfArtigo principal181,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir