Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3434
Título: Práticas de gestão do desempenho institucional da Agência Nacional de Aviação Civil: a análise crítica a partir do planejamento estratégico 2015-2019
Autor(es): Stutzel, Marco Antonio
Resumo: Este trabalho propõe a realização de uma análise crítica do alinhamento estratégico do Desempenho Institucional da Superintendência de Regulação Econômica de Aeroportos (SRA), a partir do Planejamento Estratégico 2015-2019, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Entende-se que a função do planejamento estratégico é nortear as instituições para o alcance dos seus resultados e, consequentemente, contribuir para o nível de desempenho dos seus processos organizacionais. Para investigar em que medida o planejamento estratégico da ANAC tem dialogado com as metas para o alcance do desempenho institucional da SRA, por meio da metodologia qualitativa, utilizou-se da análise documental para compreender a estrutura organizacional da ANAC e da SRA. Em seguida, foi realizada a análise da implementação do desdobramento do Planejamento Estratégico. Para a compreensão do Desempenho Institucional da SRA foi analisado os documentos referentes à sua estrutura de atuação na ANAC. A partir da análise dos documentos inerentes ao Planejamento Estratégico e ao Desempenho Institucional, pode-se apresentar os resultados que, em formato de tabela, evidenciou o inter-relacionamento dos objetivos estratégicos, das estratégias e das iniciativas presentes no Planejamento Estratégico com as metas globais e intermediárias do Desempenho Institucional. No final da análise dos documentos e com a verificação da combinação dos dados da tabela de inter-relacionamento com a situação teórica ideal, pode-se inferir que ainda é necessário obter uma maior articulação entre as metas estabelecidas pelo Planejamento Estratégico com os indicadores de Desempenho Institucional da SRA, visto que são previstos para melhor gestão dos resultados do setor em questão e da instituição.
Palavras-chave: desempenho institucional;  gestão do desempenho;  alinhamento estratégico;  planejamento estratégico;  agência reguladora
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Data: Mar-2018
Descrição física: 29 p.
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Orientadora: Prof.a Dra. Lígia Rocha Cavalcante Feitosa
Coorientador: Prof. Msc. Daniel Alves da Cunha
Tipo: Monografia/ TCC
Detentor dos direitos autorais: Marco Antonio Stutzel
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3434
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marco Antonio Stutzel - TCC - EGP 11 - GEP.pdfArtigo principal410,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir