Título: Eficácia dos indicadores do plano de agricultura de baixa emissão de carbono (plano ABC): uma análise das ações sob responsabilidade da Embrapa
Autor(es): Brito, Osley Hugo de Borba
Contribuidor: Santos, Rita de Cássia Leal Fonseca dos (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 28 p.
Data: Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Osley Hugo de Borba Brito
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: O Plano ABC foi implementado para promover a redução de gases de efeito estufa na agricultura em atendimento aos compromissos voluntários de redução de emissão assumidos pelo país. Este trabalho apresenta uma análise da eficácia dos indicadores de processo e de resultado das ações do Plano ABC sob responsabilidade da Embrapa, no período de 2011 a 2015. Mediante a aplicação do modelo de avaliação de políticas públicas abordado por Jannuzzi (2002) e com base nas percepções de empregados da Embrapa envolvidos com a execução do Plano, verifica-se que os indicadores não permitem, de forma eficaz, descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar sistematicamente aspectos do contexto do Plano ABC que atendam às necessidades dos tomadores de decisões, sendo necessária a adoção de melhorias associadas à forma de organização das suas informações e ao provimento de estruturas para sua materialização.
Palavras-chave: política ambiental;  avaliação de políticas públicas;  indicadores;  redução de gases de efeito estufa;  agricultura;  tomada de decisão
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Especialização em Gestão Pública, 11ª edição
Orientadora: Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3428
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Plano ABC _Enap_GOI_11_Osley vp.pdfArtigo principal770.67 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.