Seminário de gestão de pessoas: trilhas de aprendizagem por competências no setor público
Title: | Seminário de gestão de pessoas: trilhas de aprendizagem por competências no setor público |
Authors: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
metadata.dc.type: | Apresentação/Slides |
metadata.dc.description.physical: | 6 apresentações em slides |
Issue Date: | 30-Mar-2017 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão de Pessoas |
Abstract: | A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizou, nesta quinta-feira (30) de 2017, Seminário de Gestão de Pessoas: Trilhas de Aprendizagem por Competências no Setor Público. Estiveram presentes na capacitação servidores de 20 estados brasileiros e de aproximadamente 100 órgãos e entidades públicas. A atividade também foi transmitida em tempo real. Durante a abertura, o diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, falou que a Escola tem buscado trabalhar com trilhas de aprendizagem. “Esse é o quinto seminário que realizamos na área de gestão de pessoas. Nesse momento, a Enap está construindo várias trilhas, baseadas nas competências necessárias aos coordenadores-gerais das áreas-meio. Em maio, lançaremos um programa para os dirigentes da área de logística pública. Também estamos trabalhando na demanda do Ministério do Planejamento de capacitar os ocupantes das Funções Comissionadas do Poder Executivo. É um grande desafio construir programas para os diferentes públicos da administração.”, destacou Marques. Na sequência, a diretora de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pesssoas da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço Público (SEGRT), Tarsilena Polisseni, comentou sobre projetos em desenvolvimento na secretaria. “Temos avançado em importantes questões para a governança de pessoas e procurado responder aos nossos papéis institucionais. Estamos trabalhando com o tema da Avaliação de Desempenho, em um modelo mais dinâmico, sob a perspectiva da construção conjunta da avaliação. Também avaliamos montar um Banco de Talentos com o objetivo de assessorar o dirigente ao compor sua equipe, disponibilizando um contingente de pessoas com as habilidades requeridas”, enfatizou Polisseni. Ao longo da palestra Trilhas de Aprendizagem por Competências no Setor Público, o professor e doutor em Economia, Pedro Carbone, comentou sobre a importância de se montar capacitações customizadas e aplicadas aos processos de trabalho. “O treinamento não pode ser um fim em si mesmo, ele deve cumprir um objetivo, melhorar o resultado da empresa, no caso do setor privado, ou melhorar a satisfação do cidadão, no setor público. Para além das competências transversais, os servidores devem se aperfeiçoar nas competências específicas para o exercício das atribuições. O caminho é permitir que o usuário escolha o que é bom para si, a partir de uma oferta pulverizada e customizada de cursos, buscando resultados concretos”, salientou Carbone. No período da tarde, acontecerão as mesas-redondas: Novas tecnologias de TI aplicadas às trilhas de aprendizagem e Como a metodologia das trilhas de aprendizagem ajuda na gestão do conhecimento das organizações. As mesas terão a participação dos professores e consultores: Carlos Felipe (Gestão de Pessoas, Novas Tecnologias da Educação, Trilhas de Aprendizagem por Competências, Tecnologia da Informação e Linguagem de Ambiente Wiki); Diego Reis (Mapeamento de Competências e de Conhecimentos); Pedro P. Lucio (Gestão do Conhecimento e Trilhas de Aprendizagem); Kleuton Izidio (Liderança, Cultura Organizacional, Gestão por Competências e Coaching. Coautor do livro Gestão por Competências); e Solange de Castro (Recursos Humanos e Trilhas de Aprendizagem). |
Keywords: | gestão de pessoas; trilha de aprendizagem; gestão por competência; setor público |
Target: | O evento teve como objetivo central o debate sobre a relevância das trilhas de aprendizagem para a mobilização das competências essenciais às ações estratégicas das organizações públicas, destacando-se a diversidade de alternativas de ensino e aprendizagem viabilizadas pelas trilhas, que contribui significativamente para a efetividade do investimento no desenvolvimento do pessoal e, ao mesmo tempo, permite soluções de capacitação adequadas às preferências pessoais e às reais necessidades de aperfeiçoamento geradas no ambiente de trabalho |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3417 |
Appears in Collections: | Seminários Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Paulo Carbone.pdf | Trilhas de aprendizagem por competências no setor público - Prof. Dr. Pedro Paulo Carbone | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Apresentação de Carlos Felipe .pdf | Mesa Redonda: Novas Tecnologias de TI aplicadas às trilhas de aprendizagem | 799.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Apresentação Ricardo de Faria Barros .pdf | Mesa Redonda: Novas Tecnologias de TI aplicadas às trilhas de aprendizagem | 827.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Apresentação de kleuton izidio.pdf | Parte 1 - Mesa redonda: Como a metodologia das trilhas ajuda na gestão do conhecimento das organizações - Kleuton Izidio Brandão e Silva e Pedro Paulo Lúcio Carbone | 632.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Apresentação de Pedo Lucio .pdf | Parte 2 - Mesa redonda: Como a metodologia das trilhas ajuda na gestão do conhecimento das organizações - Kleuton Izidio Brandão e Silva e Pedro Paulo Lúcio Carbone | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Segunda palestra carbone trilhas baixo custo .pdf | Como a metodologia das trilhas de aprendizagem pode reduzir custos de capacitação para as empresas públicas - Prof. Dr. Pedro Paulo Carbone | 728.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.