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Título: Seminário de gestão de pessoas: trilhas de aprendizagem por competências no setor público
Autor(es): Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Resumo: A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizou, nesta quinta-feira (30) de 2017, Seminário de Gestão de Pessoas: Trilhas de Aprendizagem por Competências no Setor Público. Estiveram presentes na capacitação servidores de 20 estados brasileiros e de aproximadamente 100 órgãos e entidades públicas. A atividade também foi transmitida em tempo real. Durante a abertura, o diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, falou que a Escola tem buscado trabalhar com trilhas de aprendizagem. “Esse é o quinto seminário que realizamos na área de gestão de pessoas. Nesse momento, a Enap está construindo várias trilhas, baseadas nas competências necessárias aos coordenadores-gerais das áreas-meio. Em maio, lançaremos um programa para os dirigentes da área de logística pública. Também estamos trabalhando na demanda do Ministério do Planejamento de capacitar os ocupantes das Funções Comissionadas do Poder Executivo. É um grande desafio construir programas para os diferentes públicos da administração.”, destacou Marques. Na sequência, a diretora de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pesssoas da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço Público (SEGRT), Tarsilena Polisseni, comentou sobre projetos em desenvolvimento na secretaria. “Temos avançado em importantes questões para a governança de pessoas e procurado responder aos nossos papéis institucionais. Estamos trabalhando com o tema da Avaliação de Desempenho, em um modelo mais dinâmico, sob a perspectiva da construção conjunta da avaliação. Também avaliamos montar um Banco de Talentos com o objetivo de assessorar o dirigente ao compor sua equipe, disponibilizando um contingente de pessoas com as habilidades requeridas”, enfatizou Polisseni. Ao longo da palestra Trilhas de Aprendizagem por Competências no Setor Público, o professor e doutor em Economia, Pedro Carbone, comentou sobre a importância de se montar capacitações customizadas e aplicadas aos processos de trabalho. “O treinamento não pode ser um fim em si mesmo, ele deve cumprir um objetivo, melhorar o resultado da empresa, no caso do setor privado, ou melhorar a satisfação do cidadão, no setor público. Para além das competências transversais, os servidores devem se aperfeiçoar nas competências específicas para o exercício das atribuições. O caminho é permitir que o usuário escolha o que é bom para si, a partir de uma oferta pulverizada e customizada de cursos, buscando resultados concretos”, salientou Carbone. No período da tarde, acontecerão as mesas-redondas: Novas tecnologias de TI aplicadas às trilhas de aprendizagem e Como a metodologia das trilhas de aprendizagem ajuda na gestão do conhecimento das organizações. As mesas terão a participação dos professores e consultores: Carlos Felipe (Gestão de Pessoas, Novas Tecnologias da Educação, Trilhas de Aprendizagem por Competências, Tecnologia da Informação e Linguagem de Ambiente Wiki); Diego Reis (Mapeamento de Competências e de Conhecimentos); Pedro P. Lucio (Gestão do Conhecimento e Trilhas de Aprendizagem); Kleuton Izidio (Liderança, Cultura Organizacional, Gestão por Competências e Coaching. Coautor do livro Gestão por Competências); e Solange de Castro (Recursos Humanos e Trilhas de Aprendizagem).
Palavras-chave: gestão de pessoas;  trilha de aprendizagem;  gestão por competência;  setor público
Objetivo: O evento teve como objetivo central o debate sobre a relevância das trilhas de aprendizagem para a mobilização das competências essenciais às ações estratégicas das organizações públicas, destacando-se a diversidade de alternativas de ensino e aprendizagem viabilizadas pelas trilhas, que contribui significativamente para a efetividade do investimento no desenvolvimento do pessoal e, ao mesmo tempo, permite soluções de capacitação adequadas às preferências pessoais e às reais necessidades de aperfeiçoamento geradas no ambiente de trabalho
Data: 30-Mar-2017
Descrição física: 6 apresentações em slides
Tipo: Apresentação/Slides
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3417
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Paulo Carbone.pdfTrilhas de aprendizagem por competências no setor público - Prof. Dr. Pedro Paulo Carbone1,23 MBAdobe PDFThumbnail
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Apresentação de Carlos Felipe .pdfMesa Redonda: Novas Tecnologias de TI aplicadas às trilhas de aprendizagem799,83 kBAdobe PDFThumbnail
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Apresentação Ricardo de Faria Barros .pdfMesa Redonda: Novas Tecnologias de TI aplicadas às trilhas de aprendizagem827,67 kBAdobe PDFThumbnail
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Apresentação de kleuton izidio.pdfParte 1 - Mesa redonda: Como a metodologia das trilhas ajuda na gestão do conhecimento das organizações - Kleuton Izidio Brandão e Silva e Pedro Paulo Lúcio Carbone632,59 kBAdobe PDFThumbnail
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Apresentação de Pedo Lucio .pdfParte 2 - Mesa redonda: Como a metodologia das trilhas ajuda na gestão do conhecimento das organizações - Kleuton Izidio Brandão e Silva e Pedro Paulo Lúcio Carbone1,11 MBAdobe PDFThumbnail
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Segunda palestra carbone trilhas baixo custo .pdfComo a metodologia das trilhas de aprendizagem pode reduzir custos de capacitação para as empresas públicas - Prof. Dr. Pedro Paulo Carbone728,77 kBAdobe PDFThumbnail
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