Mapa de Insights - Sistema Único de Saúde SUS
Título: | Mapa de Insights - Sistema Único de Saúde SUS |
Autor(es): | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) Brasil. Ministério da Saúde Brasil. Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | https://www.youtube.com/watch?v=RzxliKxbGBc&t=4s |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Mapa/Mapa Conceitual |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 1 p. |
Data: | Dez-2016 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Ministério da Saúde (Brasil) Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Brasil) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Inovação Saúde |
Resumo: | CONTEXTO
O Estado brasileiro vem se modernizando e as ações na área de Saúde não poderiam ficar de fora. Um problema conhecido desta área são as filas nos Postos de Saúde – ou Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de um problema multicausal, mas que pode ser minimizado por meio de uma solução tecnológica já disponível em alguns municípios: um aplicativo para a marcação de consultas online.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a Escola Nacional de Administração Pública – Enap se uniram numa parceria para gerar insights para o desenvolvimento de aplicativo que será disponibilizado para todos os municípios do país. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Para contribuir com a solução em desenvolvimento, trazendo o olhar da(o) cidadã(o) e dos diferentes atores que serão impactados por ela, foi realizada uma pesquisa etnográfica com entrevistas semiestruturadas em quatro municípios. Os municípios (Goiânia, Inhumas, Mogi das Cruzes e Rio de Janeiro) foram escolhidos por já possuírem soluções próprias de marcação não presencial de consultas da Atenção Básica. Foram entrevistados gestores municipais de atenção básica, gerentes de unidades básicas de saúde, recepcionistas, médicos e usuários do SUS. Depois dessa etapa, houve um momento de “download” dessas informações, sistematização e geração de insights. Tais considerações contribuirão para aperfeiçoar o aplicativo em desenvolvimento, permitindo que a solução atenda a uma diversidade grande de situações e possua funcionalidades que ajudarão a gestão pública local na organização da saúde na Atenção Básica. RESULTADOS Os insights obtidos foram divididos em grupos: (i) os que representam o foco no usuário, (ii) os ligados diretamente ao agendamento da consulta, (iii) os que apresentam sugestões de funcionalidades adicionais, (iv) os que sugerem ações necessárias para o sucesso da implantação do projeto e (v) os que indicam pontos especiais de atenção. A conclusão deste projeto, no âmbito do Laboratório de Inovação em Governo – G.Nova, é apresentada sob a forma de dois produtos: (i) a consolidação dos insights, representada graficamente no Mapa de Insights, e (ii) apresentação em vídeo sobre o processo de elaboração, com considerações metodológicas. |
Palavras-chave: | saúde; gestão pública; atenção básica; consultas; aplicativo; inovação |
Objetivo: | Geração de insights para desenvolvimento de solução online de marcação de consultas do SUS. |
Contexto de aprendizagem: | Pesquisa etnográfica |
Observações/Notas: | Ministérios entrevistados: Cidades visitadas: Goiânia, Inhumas, Mogi das Cruzes e Rio de Janeiro e Pessoas entrevistadas Gestores municipais de Atenção Básica e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) , recepcionistas, médicos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3405 |
Aparece nas coleções: | Projetos de Inovação do GNOVA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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