Título: Implantação da ferramenta painel de preços: avanços e desafios
Autor(es): Bonzanini, Paulo Ricardo Fraga
Contribuidor: Fernandes, Ciro Campos Christo (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 28 p.
Data: Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Paulo Ricardo Fraga Bonzanini
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Licitação. Compras
Resumo: Este trabalho visa identificar os avanços e desafios do processo de implantação do Painel de Preços: ferramenta de pesquisa de preços para licitações do Governo Federal, disponibilizada na internet em abril de 2017. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com agentes públicos usuários da ferramenta e com o responsável pela implantação na Administração Federal. De forma geral, conclui-se que a implantação da ferramenta foi positiva, tanto para os usuários, quanto para o Ministério do Planejamento. O Painel foi efetivamente adotado pelos órgãos públicos federais. Um dos fatores de sucesso identificados durante o período da implantação foi a realização de contínuas melhorias na ferramenta, gerando expectativas positivas para os usuários quanto ao futuro da solução. No entanto, devido ao pouco tempo de existência do Painel, não se pôde comprovar, neste estudo, que a nova ferramenta tenha diminuído os preços públicos praticados pelo Governo Federal, tampouco que a solução de tecnologia implantada tenha tornado mais célere os procedimentos licitatórios na esfera federal.
Palavras-chave: licitação;  pesquisa de preços;  painel de preços;  sistema de informação;  implantação;  compras públicas
Objetivo: Especialização em Gestão Pública, 11ª edição
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Orientador: Prof. Dr. Ciro Campos Christo Fernandes
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3403
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo PAINEL de PREÇOS v28jan18 - PAULO RICARDO (capa).pdfArtigo principal427.67 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.