Título: Memória organizacional: um estudo da administração pública federal
Autor(es): Rabelo, Marina de Lima
Contribuidor: Batista, Fábio Ferreira (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 30 p.
Data: Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Marina de Lima Rabelo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão do Conhecimento
Gestão Pública
Resumo: O presente trabalho estuda a implantação de programas de memória organizacional em organizações da administração pública brasileira. Seu objetivo principal é responder a seguinte questão: quais as principais lições aprendidas e os desafios podem ser mapeados na implementação do projeto de memória organizacional? A partir desse questionamento, pesquisar os pontos comuns que tocam a institucionalização desses programas de gestão da memória com vistas a novas implementações, buscando modificar o olhar da gestão estratégica para com as organizações e os programas de memória. O estudo está dividido em três partes principais, além da introdução. Em um primeiro momento, discutimos os principais conceitos relativos à gestão do conhecimento tendo como perspectiva a noção de memória. Entender como pode ser construída a relação entre os servidores, por meio da memória individual até a memória coletiva, pareceu-nos o fundamental para a adesão ao programa de memória organizacional. Na parte seguinte, descrevemos a metodologia empregada para análise da bibliografia e dos dados levantados do estudo bibliométrico. Na terceira parte do estudo, apresentamos os resultados da pesquisa e a análise dos dados. Por último, avaliamos o desenvolvimento de todo o processo de trabalho, desde o projeto pesquisa até o resultado final deste texto. Como resultado, conseguimos elencar os principais facilitadores e as barreiras enfrentadas pelas organizações durante a implantação de programas de gestão de memória com vistas a apresentar algumas recomendações no sentido de incentivar a implementação de programas de memória organizacional pela administração pública.
Palavras-chave: memória organizacional;  gestão do conhecimento;  gestão da informação;  Administração Pública Federal
Objetivo: Especialização em Gestão Pública, 11ª edição
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Orientador: Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3400
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final - Marina de Lima Rabelo .pdfArtigo principal1.03 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.