Título: A gestão por processo no setor público: um estudo de caso dos processos de execução do censo escolar realizado pela coordenação geral do censo escolar - Inep
Autor(es): Aguiar, Ana Gabriela Gomes
Contribuidor: Martins, Humberto Falcão (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 26 p.
Data: 23-Jul-2018
Detentor dos direitos autorais: Ana Gabriela Gomes Aguiar
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Educação
Gestão de Processos
Resumo: Este estudo objetivou analisar os processos para a realização da coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica tendo como referência uma abordagem de gerenciamento como o BPM, de forma a demonstrar a possibilidade de otimização de processos utilizando essa perspectiva de gerenciamento. Para isso, foram analisados três processos de trabalho executados pela Coordenação Geral do Censo Escolar da Educação Básica. O estudo se justifica diante da necessidade de demonstrar a possibilidade de utilização de métodos e técnicas de BPM dentro da administração pública para otimização de processos considerando princípios voltados ao serviço público como regularidade, eficiência e atualidade. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo de caso analisando documentos e a modelagem dos processos selecionados como estão sendo executados atualmente, de forma que se buscou identificar as falhas e lacunas existentes nos processos propondo melhorias dentro de uma modelagem futura do processo.
Palavras-chave: gestão de processos;  melhoria de processos;  mapeamento de processos;  setor público;  gestão pública
Objetivo: Especialização em Gestão Pública, 11ª edição
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Orientador(a): Prof. Dr. Humberto Falcão Martins
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3372
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA GABRIELA GOMES AGUIAR - EGP11 - GOI.pdfArtigo principal1.42 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.