Título: Curso: Métodos de Administração para Desafios Complexos em Políticas Públicas
Autor(es): Barbosa, Eduardo Kaplan
Aguillar, Arthur
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apresentação/Slides
Programa
Extensão/Indicação de Série: Programa do curso - PDF, 04 páginas.
Apresentação - PDF, 72 páginas.
Data: Ago-2018
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas e Sociais
Resumo: • Desenvolvimento, políticas públicas e abordagens sobre sucesso das organizações; • Desafios para evolução de capacidades de órgãos públicos, legitimidade e funcional das organizações; • Problemas complexos: conceitos e implicações para abordagens de reforma no setor público; • Planejamento e Metodologia para implementação de reformas no setor público orientadas por problemas; • Metodologia para implementação de reformas orientadas por problemas.
Palavras-chave: políticas públicas;  capacidades estatais;  legitimidade;  problemas complexos;  planejamento;  metodologia
Objetivo: Ao final do curso, o participante será capaz de identificar e tratar problemas complexos de políticas públicas e implementar reformas sustentáveis na gestão pública, qualificando os profissionais na metodologia PDIA (Adaptações Iterativas Orientadas por Problemas).
Público alvo: É direcionado aos servidores públicos das carreiras e cargos atendidos pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras - Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AIE e EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS), Analistas em Tecnologia da Informação (ATI) e Especialistas em Regulação (ER).
Contexto de aprendizagem: Carga Horária: 20 horas
Observações/Notas: Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2018
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3370
Aparece nas coleções:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2018
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programa do curso_Métodos de Administração.pdfPrograma do curso - Métodos de Administração para Desafios Complexos em Políticas Públicas406.36 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
PDIA - slides na ENAP.pdfApresentação - Métodos de Administração para Desafios Complexos em Políticas Públicas3.09 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.