Título: Mapeamento de competências individuais na auditoria do Senado Federal
Autor(es): Araujo, Laís de Santana
Contribuidor: Britto, Maria Júlia Pantoja (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 33 p.
Data: 1-Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Laís de Santana Araujo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: A percepção de que o alcance de resultados pelas empresas depende do adequado gerenciamento de certos recursos, entre eles os conhecimentos e as habilidades de seus indivíduos e equipes, vem conduzindo as organizações à implantação da gestão por competências. A despeito da ausência de um modelo de gestão por competências no Senado Federal até o presente momento, por meio desta pesquisa descritiva se propôs o mapeamento de competências técnicas e comportamentais da unidade de auditoria daquela Casa Legislativa. Para coleta de dados foi selecionada uma amostra não aleatória por conveniência de 8 servidores, sendo 4 auditores e 4 coordenadores de auditoria, os quais participaram de entrevista semi-estruturada com preenchimento de 2 formulários, um para levantamento de competências técnicas e o outro para levantamento de competências comportamentais. Os dados coletados foram submetidos a análise de conteúdo e geraram a Matriz de Competências Técnicas, vinculadas a 17 atribuições afetas à atividade de auditoria, organizadas em 4 categorias, e o Inventário Comportamental, com 30 indicadores de comportamento agrupados em 9 categorias. Percebeu-se que as competências técnicas e as competências comportamentais são complementares e que a avaliação delas poderá proporcionar clareza quanto a necessidades de treinamento e estimular a criação de cultura de feedback.
Palavras-chave: competências individuais;  gestão por competências;  mapeamento de competências;  setor público;  gestão de pessoas
Objetivo: Especialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Observações/Notas: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, na 11a edição do Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas.
Orientadora: Prof. Dr. Maria Júlia Pantoja
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3359
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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