Title: A Gestão por Competências e sua articulação com a Gestão Estratégica de Pessoas no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Authors: Araruna, Janaina Dantas
metadata.dc.contributor.other: Britto, Maria Júlia Pantoja (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 27 p.
Issue Date: 1-Apr-2018
metadata.dc.rights.holder: Janaina Dantas Araruna
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: Este trabalho teve como principal objetivo analisar sobre como ocorre a articulação entre a Gestão por Competências e a Gestão Estratégica de Pessoas no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para a realização da pesquisa, na forma de estudo de caso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, a fim de identificar a relação do referencial teórico e das boas práticas de gestão com o objeto em estudo. Ao final da pesquisa, considerando-se as limitações relacionadas ao método da pesquisa, pôde-se verificar que o FNDE tem buscado atender às diretrizes dos Decretos nº 5.707/2006 e nº 7.133/2010, bem como às recomendações do Tribunal de Contas da União, razão porque evoluiu para o “estágio aprimorado” de capacidade, em relação à gestão estratégica e à gestão por competências. Contudo, apesar dos avanços conseguidos a partir do engajamento de alguns servidores, de maneira geral, a Autarquia continua apresentando deficiências significativas em grande parte dos fatores relacionados à Governança e à Gestão Estratégica de Pessoas.
Keywords: gestão por competências;  gestão estratégica de pessoas;  gestão de pessoas;  governança
Target: Especialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, na 11a edição do Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas.
Orientadora: Maria Júlia Pantoja Britto
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3357
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janaina Dantas Araruna - TCC - EGP 11 - GEP.pdf848.22 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.