Título: O programa ‘Banda Larga nas Escolas’ no contexto das políticas públicas de inclusão digital
Autor(es): Moura Júnior, Irenio Francisco de
Contribuidor: Coelho Junior, Francisco Antônio (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 35 p.
Data: 1-Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Irenio Francisco de Moura Júnior
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governo Eletrônico
Resumo: O objetivo deste estudo é descrever as etapas de formulação, de implementação e de monitoramento do Programa Banda Larga nas Escolas, no contexto das políticas públicas de inclusão digital, sob a ótica dos servidores que participam da sua gestão. Esta pesquisa, que é de ordem qualitativa, apresenta uma revisão de parte da literatura que examina as principais características desse programa, como também, analisa dados publicados pela Agência Nacional de Telecomunicações sobre a execução do programa. A importância deste estudo está relacionada ao fato de que existe pouca teoria científica desenvolvida para medir a avaliação de políticas públicas no Brasil. Verifica-se que, de certa maneira, o Programa Banda Larga nas Escolas tem sido eficaz, mas necessita de uma melhor governança e gestão, a fim de que possa produzir melhores resultados. A pesquisa revela a importância das escolas públicas para a promoção da inclusão digital, por meio de políticas públicas que propiciem conexão à Internet em banda larga, para o uso dos recursos das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Palavras-chave: políticas públicas;  inclusão digital;  formulação;  implementação;  monitoramento;  governança
Objetivo: Especialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Observações/Notas: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, na 11a edição do Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas.
Orientador: Prof. Dr. Francisco Antônio Coelho Junior
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3356
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Irenio Francisco de Moura Júnior - TCC - EGP 11 - GEP.pdf1.39 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.