Title: Análise da maturidade organizacional no processo de transição entre dois sistemas de avaliação do desempenho numa empresa pública brasileira
Authors: Neves, Helder Wanderley Cordeiro
metadata.dc.contributor.other: Coelho Junior, Francisco Antônio (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 30 p.
Issue Date: 1-Apr-2018
metadata.dc.rights.holder: Helder Wanderley Cordeiro Neves
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: O presente artigo busca analisar a maturidade organizacional do processo de transição entre dois sistemas de avaliação do desempenho num dado momento de uma empresa pública brasileira, ocorrida nos últimos dois anos de sua gestão. A organização em estudo possui as características de um perfil organizacional de empresa pública federal e inserida no seu seguimento como de destaque reconhecida nacionalmente e internacionalmente. Com o intuito de encontrar uma resposta que mais se aproxime da resposta ao que se elencou como suposto problema, realizou-se a pesquisa qualitativa e a análise documental para fundamentar a principal questão levantada: Qual o nível/estágio evolutivo maturacional da prática de gestão do desempenho junto aos empregados da empresa em estudo. O atual trabalho poderá servir como um diagnóstico organizacional do processo de avaliação do desempenho da referida empresa, pois lança alguns subsídios para auxiliar na redução dos fatores que negativantes ao processo de transição de um sistema de avaliação do desempenho individual do trabalho para um novo sistema mais integrado de avaliação do desempenho por equipes, mais integrado e estratégico. Importa referir-se que, um maior cuidado nos processos de mudanças, acompanhamento, monitoramento e avaliação dos processos resultantes de uma mudança organizacional, são determinantes para se atingir maturidade organizacional, com foco numa governança para resultados impactantes, não só na vida dos colaboradores, do meio ambiente e da sociedade e em que a organização está inserida, são fundamentais para a efetivação de uma gestão de excelência e verdadeiramente madura e efetiva.
Keywords: maturidade organizacional;  desempenho individual;  desempenho de equipes;  desempenho organizacional;  comunicação;  clima organizacional;  processo de mudança;  gestão de pessoas
Target: Especialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, na 11a edição do Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas.
Orientador: Profº. Dr. Francisco Antônio Coelho Junior.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3355
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helder Wanderley Cordeiro Neves - TCC - EGP 11 - GEP.pdf480.52 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.