Title: A função de coordenador operacional em fiscalização ambiental do Ibama: um estudo sob a ótica dos coordenadores operacionais e gestores da fiscalização
Authors: Pereira, Edgar dos Santos Costa
metadata.dc.contributor.other: Lui, Gabriel Henrique (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 48 p.
Issue Date: 1-Mar-2018
metadata.dc.rights.holder: Edgar dos Santos Costa Pereira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: Este artigo representa uma esforço em se compreender o papel do coordenador operacional de fiscalização ambiental no Ibama e como desenvolvê-lo na organização, partindo-se da leitura de documentações e normativas internas, bem como balizando-se na estratégia organizacional para fiscalização ambiental. Como fonte de informações de subsídio à análise, optou-se pela aplicação de questionário e entrevistas estruturadas, para obter elementos junto aos servidores e gestores do Ibama de como esse papel profissional vem sendo desenvolvido internamente, ou simplesmente se ele vem sendo desenvolvido. Observou-se no público-alvo da pesquisa prevalência do entendimento que conhecer a realidade de campo das operações é aspecto relevante para um coordenador operacional competente, não se limitando apenas a mero cumpridor de tarefas, mas gerenciador de fluxos de trabalho e pessoas. Avaliando-se os impactos do treinamento formal oferecido pelo Ibama, deduz-se que a prática é o local privilegiado na consolidação das competências profissionais do coordenador operacional Espera-se que os resultados apresentados auxiliem os gestores na compreensão e orientação de medidas de gestão consequentes em vistas dos objetivos organizacionais, notadamente pelo investimento constante no desenvolvimento e aprimoramento da função de coordenador operacional.
Keywords: fiscalização ambiental;  coordenação operacional;  formação de pessoas;  gestão de pessoas
Target: Especialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, na 11a edição do Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas.
Orientador: Prof. Dr. Gabriel Henrique Lui
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3350
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edgar Pereira - TCC - EGP 11 - GEP.pdf634.09 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.