Título: Política de garantia de preços mínimos – instrumentos de formação de estoques x instrumentos de apoio à comercialização
Autor(es): Oliveira, Marcos Paulo Silvério de
Contribuidor: Miranda, Rodrigo Fontenelle de Araújo (orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Especialização em Gestão Pública, 21 p.
Data: Nov-2017
Detentor dos direitos autorais: Enap
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: O artigo proposto tem como objetivo quantificar a economia gerada pela criação e utilização dos instrumentos de apoio à comercialização no contexto da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Embora existam vários relatórios e trabalhos científicos que tenham explorado a cronologia e o desempenho destes instrumentos, nenhum buscou quantificar o montante da economia que o Governo Federal alcançou ao priorizá-los em detrimento aos instrumentos de formação de estoques durante o período de 2009 a 2016. Para tanto, foram levantadas as quantidades de produtos agrícolas e os valores das intervenções realizadas pela PGPM. Posteriormente, utilizou-se os dados referentes aos instrumentos de apoio à comercialização para estimar o valor necessário para adquirir e formar estoques, nas mesmas quantidades, pelo preço mínimo vigente à época. Por fim, utilizou-se o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para retirar o efeito da inflação.
Palavras-chave: Política de garantia de preços mínimos;  Instrumentos de formação de estoque;  Instrumentos de apoio à comercialização;  Mercado;  Economia agrícola;  Administração Federal;  Economicidade
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, 11ª edição.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 420 horas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3341
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Paulo - Versão para Publicação.pdfArtigo principal372.56 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.