Título: Programa ecoforte e o fortalecimento das redes de agroecologia: demandas e possibilidades
Autor(es): Martins, Jéssica Maiara Rodrigues
Contribuidor: Sambuichi, Regina Helena Rosa (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Especialização em Gestão Pública, 115 p.
Data: 6-Ago-2018
Detentor dos direitos autorais: Jéssica M. R. Martins
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Resumo: As redes de agroecologia desempenham importante papel na promoção da segurança alimentar e nutricional ao atuarem na diversificação da produção e construção de sistemas agroalimentares baseados nas potencialidades dos territórios. A principal política pública voltada ao fortalecimento das redes de agroecologia no país é o Programa ECOFORTE. Esta pesquisa buscou compreender como as expectativas e demandas da sociedade civil para apoio e fortalecimento das redes de agroecologia nos territórios foram internalizadas na primeira edição do Programa ECOFORTE-Redes. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas com atores-chaves e análise documental. Os resultados apontam que, apesar do volume de recursos abaixo do previsto e outros problemas burocráticos, o ECOFORTE conseguiu abranger um amplo conjunto de características apontadas pela sociedade civil como relevantes para o fortalecimento das redes, tendo sido, por esta razão, considerado por eles como bem-sucedido em seus objetivos, devendo ser continuado e ampliado.
Palavras-chave: redes;  agroecologia;  programa Ecoforte;  desenvolvimento rural sustentável;  segurança alimentar;  políticas públicas;  sociedade civil
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição.
Público alvo: Especialistas e interessados em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Orientadora: Profª. Dra. Regina Helena Rosa Sambuichi
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3339
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JESSICA_MARTINS_VERSÃO_PUBLICAÇÃO.pdfArtigo principal1.41 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.