Título: Programa Arca das Letras: Estudo de Caso na Comunidade Quilombola Ema, do Território Kalunga
Autor(es): Dias, Tatiane de Oliveira
Contribuidor: Zimmermann, Andrea (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 38 p.
Data: 2011
Detentor dos direitos autorais: Tatiane de Oliveira Dias
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: Este trabalho pretende avaliar a implementação do Programa Arca das Letras em uma comunidade quilombola. Tem como finalidade compreender a utilidade da Arca para a comunidade selecionada e as dificuldades da população em utilizá-la, no intuito de poder propor estratégias para o aperfeiçoamento do programa. A comunidade escolhida para o estudo de caso foi a Comunidade Quilombola Kalunga Ema, localizada no município de Teresina de Goiás, no estado de Goiás, e a pesquisa de campo compreendeu de 09 a 11 de setembro de 2011 e de 13 a 17 de outubro de 2011. O resultado deste trabalho mostra que a Arca é pouco utilizada na comunidade; que os estudantes são os que mais aproveitam a Arca; que os livros mais utilizados são os didáticos e que falta divulgação do Programa para a população da Comunidade Ema. Ao final, sugeri-se que estes problemas sejam trabalhados para o aprimoramento do Programa Arca das Letras.
Palavras-chave: biblioteca comunitária;  comunidades quilombolas;  políticas públicas;  programas sociais;  hábito de leitura;  biblioteca
Objetivo: Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 1ª edição
Observações/Notas: Monografia apresentada à Coordenação-Geral de Especialização da Escola Nacional de Administração Pública como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Desenvolvimento Social.
Orientadora: Andrea Zimmermann
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3321
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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