Título: Família, deficiência e proteção social: Mães Cuidadoras e os serviços do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)
Autor(es): Cruz, Deusina Lopes
Contribuidor: Jaccoud, Luciana de Barros (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 108 p.
Data: 2011
Detentor dos direitos autorais: Deusina Lopes da Cruz
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: Este estudo pretende oferecer um olhar ampliado sobre as especificidades das demandas de proteção social das pessoas com deficiência e suas famílias, em especial, as relativas aos filhos e suas mães cuidadoras. Consideram-se como relevantes a análise das demandas próprias das mães cuidadoras, no que diz respeito à importância com os autocuidados; dos suportes e apoios para evitar as situações de estresse intenso decorrente da sobrecarga de trabalho; de evitar o empobrecimento das famílias em virtude dos altos custos das situações de dependência e da impossibilidade de conjugar cuidados e trabalho, e de evitar os riscos de isolamento social de cuidados e cuidadoras. Partindo de uma discussão sobre os conceitos de deficiência, autonomia, dependência e cuidados, apresentam-se as abordagens mais frequentes na literatura sobre as Pessoas com Deficiência e suas famílias em suas demandas ao Estado no campo da proteção social e superação das barreiras para autonomia e inclusão social. Por fim, apresenta-se o debate sobre as demandas dirigidas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as possibilidades de oferta de serviços por este sistema.
Palavras-chave: família;  mulheres;  mães cuidadoras;  filhos com deficiência;  dependência;  cuidados;  autonomia;  proteção social;  assistência social;  SUAS;  políticas públicas
Objetivo: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 1ª edição
Observações/Notas: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.
Orientadora: Professora Doutora Luciana de Barros Jaccoud
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3304
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deusina Lopes da Cruz - Monografia versão definitiva.pdf917.43 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.