Título: Em busca de políticas públicas de proteção social: a organização das trabalhadoras domésticas
Autor(es): Guimarães, Cristina de Fátima
Contribuidor: Abreu, Cilair Rodrigues de (Orientador)
Bandeira, Lourdes (Examinadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 76 p.
Data: 2011
Detentor dos direitos autorais: Cristina de Fátima Guimarães
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: A categoria das trabalhadoras domésticas tem uma longa história de lutas em prol da melhoria das condições de vida. Este trabalho pretende descrever o processo de organização da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas - FENATRAD e sua luta em busca de políticas públicas de proteção social junto ao governo federal, no período entre 2003 e 2010, em que se intensificaram as negociações. Pretende ainda, (i) identificar as políticas públicas de proteção social que não são acessadas pelas sete milhões de trabalhadoras domésticas; (ii) identificar as demandas apresentadas pela Fenatrad ao poder executivo e ainda, (iii) relatar o processo de diálogo/negociação estabelecido entre a Fenatrad e os órgãos do poder executivo. Essa categoria acessa de forma precária os direitos sociais universais e constitucionalmente reconhecidos aos outros trabalhadores. Este trabalho tem como referencial teórico o conceito de políticas públicas, bem como de atores políticos e os tipos de arenas que conformam o diálogo/negociação.Também as questões de gênero, raça e classe estão presentes nessa descrição.
Palavras-chave: políticas públicas;  trabalho doméstico;  proteção social;  negociação
Objetivo: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 1ª edição
Observações/Notas: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social.
Orientador: Ms. Cilair Rodrigues de Abreu
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3302
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristina Guimarães - monografia versão definitiva.pdf656.35 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.