Título: Monitoramento & avaliação de programas de segurança alimentar e nutricional, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate À Fome (MDS)
Autor(es): Santana, Wilma Luiza
Contribuidor: Cavalcante, Pedro (Orientador)
Borges, Alexandre (Examinador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 47 p.
Data: Dez-2013
Detentor dos direitos autorais: Wilma Luiza Santana
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: Este trabalho tem como finalidade analisar as avaliações dos Programas de Segurança Alimentar e Nutricional, geridos pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os quais integram a política pública de combate à fome. Importa investigar a relevância dos estudos, identificar o que se sabe sobre os Programas desde a sua implementação, que perguntas já foram respondidas e o quanto as informações produzidas servem para subsidiar a gestão. Ainda, se as informações demonstram o acesso aos programas, os efeitos e não efeitos sobre a população, e se os resultados apontam para a diminuição da insegurança alimentar. É sabido que o problema da fome no Brasil tem suas raízes no processo histórico-político da formação da nossa economia, com origens no período colonial, e na concentração da riqueza da colônia nas mãos de poucos proprietários, mas somente nos anos 40 surgiu a preocupação com a contagem de pessoas em situação de insegurança alimentar. A partir de 2003, o governo apresentou como prioridade uma proposta de política integrada de segurança alimentar e combate à fome, para o enfrentamento de uma realidade tão bem diagnosticada. As pesquisas realizadas demonstraram a complexidade da questão, os avanços e os grandes desafios que requerem atuação urgente do governo e da sociedade civil organizada.
Palavras-chave: segurança alimentar;  políticas públicas;  políticas sociais;  programa de segurança alimentar e nutricional;  avaliação;  monitoramento
Objetivo: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2ª edição
Observações/Notas: Trabalho de conclusão de Curso de Especialização, como requisito para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social - 2ª edição, pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
Orientador: Prof. Dr. Pedro Cavalcante
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3296
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wilma Luiz Santana.pdf841.66 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.