Title: Dimensionamento da Força de Trabalho no Serviço Público
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão. Secretaria de Gestão de Pessoas
Universidade de Brasília (UnB)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
Palestra
metadata.dc.description.physical: 1 seminário - 3 apresentações
Issue Date: 21-Jun-2018
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (21), o Seminário de Gestão de Pessoas Sobre Dimensionamento da Força de Trabalho no Serviço Público. A atividade teve como público-alvo servidores públicos federais que trabalham na área de Gestão de Pessoas, preferencialmente dirigentes e gestores. Na ocasião, foram apresentados e esclarecidos os requisitos, objetivos e resultados de processos de Dimensionamento da Força de Trabalho em organizações públicas federais. Durante a abertura do seminário, a diretora de Legislação e Provimento de Pessoas da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Neleide Ábila, ressaltou a necessidade de mudar a "visão limitada" sobre o trabalho na Gestão de Pessoas na esfera pública. "Muitas vezes reduzimos o trabalho da Gestão de Pessoas apenas na folha de pagamento, administração de benefícios, e em outras coisas similares a essas. Entretanto, nossa tarefa é maior: é a Gestão Estratégica para utilizar a força de trabalho da melhor maneira possível", afirmou. Neleide salientou que o dimensionamento da força de trabalho no Serviço Público é uma ferramenta essencial para a Gestão Estratégica. "O dimensionamento possibilita otimizar o trabalho do servidor e valorizá-lo. Além disso, também nos ajuda a qualificar o debate diante de um órgão que nos solicita um concurso, por exemplo. Dessa forma, teremos uma atuação mais assertiva na organização dos recursos públicos", destacou. O diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, frisou que "na Escola já está sendo feito um esforço para dimensionar a força de trabalho e definir competências". O seminário contou também com a participação dos seguintes palestrantes: André Luiz Marques Serrano, doutor e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB); Júlio Noboru Sato, assessor da Secretaria de Gestão de Pessoas do MP; e Pedro P. M. Meneses, doutor e mestre em Psicologia pela UnB. Foi feita uma apresentação do Caso Prático da Conab pelo gerente de Carreiras e Remuneração da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Roberto Mendes Santos; e pela analista de Recursos Humanos, Joseane Barbosa da Silva Rocha. A moderação ficou por conta do doutorando, mestre e graduado em Administração pela UnB, Diogo Ribeiro da Fonseca.
Keywords: gestão de pessoas;  força de trabalho;  organização pública;  serviço público
Target: Desenvolver e Implementar um modelo referencial de gestão de dimensionamento da força de trabalho com o objetivo de permitir que os órgãos da Administração Pública Federal, possam utilizar como prática contínua o dimensionamento da força de trabalho disponibilizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, como base para as suas estratégias de Gestão de Pessoas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3263
Appears in Collections:Seminários Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão de Pessoas.pdfMinistério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Secretaria de Gestão de Pessoas860.37 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Companhia Nacional de Abastecimento - Conab.pdfCompanhia Nacional de Abastecimento - Conab642.47 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Universidade de Brasília.pdfUniversidade de Brasília, Projectum – Metodologias para a Gestão, Pedro P. M. Meneses679.48 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.