Title: Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias
Authors: Osterne, Anjuli Tostes Faria
Publisher: Enap
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
Issue Date: 2017
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública - ENAP
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Acesso à Informação
Atendimento ao Cidadão. Ouvidoria
Gestão de Pessoas
Abstract: O curso Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias foi desenvolvido pela Enap, em parceria com a Ouvidoria Geral de União (OGU) para integrar o programa de Certificação em Ouvidoria no âmbito da Política de Formação Continuada em Ouvidoria (Profoco). O programa abrange diversos eixos temáticos, relacionados principalmente a aspectos de gestão em ouvidoria, controle social, ética, atendimento ao público, serviço de informação ao cidadão e solução pacífica de conflitos. O curso Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias é o último curso da trilha e procura contribuir na formação de profissionais das Ouvidorias Públicas e na aplicação de técnicas de solução pacífica de conflitos ao trabalho de ouvidoria. A Ouvidoria Pública é um exemplo de instrumento institucional que, ao lado dos outros canais de participação e controle social existentes, buscam operacionalizar o princípio da democracia participativa consagrado na Constituição Federal de 1988. O aprofundamento da participação pressupõe a criação e ampliação de mecanismos jurídicos e institucionais para promover a interlocução entre os agentes públicos e os cidadãos. Tal prática também requer mudança e aperfeiçoamento dos processos e das práticas que compõem a cultura institucional do Estado e de seus servidores, além de demandar ações de informação e capacitação continuada para os agentes públicos, cidadãos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
Keywords: acesso à informação;  ouvidoria pública;  dados abertos
Target: Capacitar os servidores, especialmente os integrantes do Poder Executivo Federal, na aplicação de técnicas de solução pacífica de conflitos ao trabalho de ouvidoria.
Target Audience: O curso Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias destina-se especialmente a servidores ou empregados públicos, preferencialmente integrantes do Poder Executivo Federal, que desenvolvem atividades em ouvidoria ou em áreas que tratem de temas afins. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3154
Appears in Collections:Escola Virtual: Transparência, Controle e Participação
Files in This Item:
File SizeFormat 
Resolução de Conflitos.zip1.88 MBZip View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.