Título: Inclusão produtiva urbana por meio do microcrédito: o caso do programa CrediAmigo
Autor(es): Varella, Santiago
Parente, Silvana
Faheina, Conceição
Editor: World Without Poverty (WWP)
Endereço Eletrônico: wwp.org.br
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 40 p.
Data: 2017
Detentor dos direitos autorais: World Without Poverty (WWP)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas e Sociais
Resumo: O quinto número da série WWP de Estudos de Caso se debruça sobre uma experiência que influenciou todo o mercado de microcrédito no Brasil: o CrediAmigo, instituído pelo Banco do Nordeste (BNB) em 1997 e um dos mais consolidados programas do tipo na América Latina. O caso do BNB é notável não apenas por oferecer tais serviços a empreendedores informais há duas décadas, como por manter-se operacional e financeiramente sustentável. A carteira conta com mais de dois milhões de clientes ativos, e uma baixa taxa de inadimplência. O Estudo de Caso detalha as contínuas inovações nos modelos de negócio e adaptações em relação às diretrizes e aos regulamentos que regem este tipo de serviço.
Palavras-chave: inclusão produtiva urbana;  microcrédito;  Programa CrediAmigo;  implementação;  parceria
Público alvo: Gestores públicos de administrações subnacionais
Observações/Notas: Esta publicação faz parte de uma série de estudos de caso da Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (WWP, por seu acrônimo em inglês).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3116
Aparece nas coleções:Casoteca: Políticas Públicas
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.