Módulo introdutório - abordagem sistêmica
Título: | Módulo introdutório - abordagem sistêmica |
Autor(es): | Oliveira, De Mendes José Csik, Márcia Marques, Paulo |
Contribuidor: | Milagres, Silva Guilherme |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http//:www.enap.gov.br |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Módulo Completo |
Extensão/Indicação de Série: | 7 p. |
Data: | 2015 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Capacitação Profissional Educação Educação a Distância Gestão Educacional |
Resumo: | As organizações focam a inovação e a orientação aos resultados, buscando gerar vantagem sustentável com responsabilidade social e consequentemente riqueza. Expressões como "metas a cumprir” e "objetivos a alcançar” são cada vez mais encontradas, inclusive no contexto de organizações governamentais, que adotam como princípios a transparência e rapidez de respostas. Portanto, agregar valor à organização por meio da aprendizagem individual e da aprendizagem organizacional tem grande importância para o crescimento das pessoas, das equipes e da própria organização. Isso permite a criação de produtos e serviços de excelente qualidade, a manifestação da criatividade e o surgimento de novos talentos, transformando os riscos em oportunidades de crescimento pessoal e organizacional. |
Palavras-chave: | abordagem sistêmica; visão sistêmica; modelo; desenho instrucional |
Objetivo: | Capacitar os servidores públicos para a modelagem de cursos e programas de capacitação, considerando-se as características do processo de aprendizagem de adultos, os fundamentos do mapeamento de necessidades e as fases do desenho instrucional. |
Público alvo: | Destina-se a servidores públicos envolvidos no processo de capacitação da administração pública federal, especialmente na modelagem e execução de curso. |
Contexto de aprendizagem: | Este é o módulo introdutório do curso: introdução ao modelo ADDIE. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2888 |
Aparece nas coleções: | Escola Virtual: Educação e Docência |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Introdução ao modelo ADDIE_Módulo Introdutório.pdf | 389.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.