Título: Módulo introdutório - abordagem sistêmica
Autor(es): Oliveira, De Mendes José
Csik, Márcia
Marques, Paulo
Contribuidor: Milagres, Silva Guilherme
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http//:www.enap.gov.br
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Módulo Completo
Extensão/Indicação de Série: 7 p.
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Capacitação Profissional
Educação
Educação a Distância
Gestão Educacional
Resumo: As organizações focam a inovação e a orientação aos resultados, buscando gerar vantagem sustentável com responsabilidade social e consequentemente riqueza. Expressões como "metas a cumprir” e "objetivos a alcançar” são cada vez mais encontradas, inclusive no contexto de organizações governamentais, que adotam como princípios a transparência e rapidez de respostas. Portanto, agregar valor à organização por meio da aprendizagem individual e da aprendizagem organizacional tem grande importância para o crescimento das pessoas, das equipes e da própria organização. Isso permite a criação de produtos e serviços de excelente qualidade, a manifestação da criatividade e o surgimento de novos talentos, transformando os riscos em oportunidades de crescimento pessoal e organizacional.
Palavras-chave: abordagem sistêmica;  visão sistêmica;  modelo;  desenho instrucional
Objetivo: Capacitar os servidores públicos para a modelagem de cursos e programas de capacitação, considerando-se as características do processo de aprendizagem de adultos, os fundamentos do mapeamento de necessidades e as fases do desenho instrucional.
Público alvo: Destina-se a servidores públicos envolvidos no processo de capacitação da administração pública federal, especialmente na modelagem e execução de curso.
Contexto de aprendizagem: Este é o módulo introdutório do curso: introdução ao modelo ADDIE.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2888
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