Title: A pregoeira que era honesta demais
Authors: Gallo, Adriano
Cunha, Ana Maria
Vidal, Raquel
Cortizo, Roberta
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 3 p.
Issue Date: 2015
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Licitação. Compras
Abstract: Joana era uma eficiente servidora de carreira do Tribunal de Justiça do Estado de Caravelas e, a convite de um antigo amigo, o então Secretário de Administração do Estado de Caravelas, ela se torna superintendente de licitações de todo o Estado. Joana aceita o trabalho acreditando que além de ser bom para seu currículo de professora e palestrante, ela poderá moralizar os processos licitatórios do Estado. Ao assumir o cargo, Joana refaz as contas para as novas contratações e adota nova modalidade de licitação que passa a dificultar as fraudes tão costumeiras em Caravelas. Em pouco tempo, Joana consegue não apenas economizar para os cofres públicos, como também passa a ganhar a inimizade de políticos e empresários importantes da região. O trabalho de Joana na superintendência passa a ser ameaçado, bem como sua carreira profissional e sua idoneidade moral tornam-se alvos de difamação e questionamentos.
Keywords: licitação;  ética;  corrupção;  improbidade administrativa;  crime de responsabilidade;  ação disciplinar;  agente público
Target Audience: Servidores Públicos, Professores, Sociedade
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2731
Appears in Collections:Casoteca: Gestão da Logística Pública
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Pregoeira que era honesta demais.pdfCaso de ensino564.69 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.