Título: Sinuca de bico: o bêbado e o equilibrista
Autor(es): Neves, Bia
Barros, Denis Sant’anna
Milagres, Guilherme
Fujiyama, Iracema
Kawashima, Thaís
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 3 p.
Data: Mai-2015
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Ética
Gestão de Pessoas
Saúde
Resumo: Francisco é DAS 4 e estava muito satisfeito como as coisas andavam no seu ambiente de trabalho: tinha flexibilidade de horários; as demandas não tinham prazos apertados; e mantinha um relacionamento muito amigável com seus colegas. Porém, nesse mesmo setor trabalhava Tito, colega que devido a uma série de infortúnios pessoais resolveu se entregar ao vício da bebida. Para o superior hierárquico de Francisco havia apenas uma solução: a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e a devolução de Tito para seu órgão de origem. Francisco passa então por um dilema: se por um lado era preciso avaliar as circunstâncias, reconsiderar a situação e pensar no bem estar de Tito, por outro ele corria o risco de se indispor com sua chefia e perder a sua própria função.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas;  Gestão de Conflito;  Ética;  Agente Público;  Qualidade de Vida no Trabalho;  Saúde Ocupacional
Público alvo: Servidores Públicos, Professores, Sociedade
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2730
Aparece nas coleções:Casoteca: Gestão de Pessoas
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sinuca de Bico.pdfCaso de ensino590.71 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.