Title: Consumidor.gov.br
Authors: Brasil. Ministério da Justiça (MJ), Secretaria Nacional do Consumidor
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 18 p.
Issue Date: 2016
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Acesso à Informação
Administração Pública
Gestão de Tecnologia da Informação
Inovação
Internet
Abstract: O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon - do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, a ferramenta, concebida com base em princípios de transparência e controle social, possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias. Lançada oficialmente em 27 de junho de 2014, a plataforma já registrou mais de 140 mil reclamações e conta com uma base de 135 mil usuários cadastrados e 273 empresas participantes, entre as quais, grandes empresas dos setores de telecomunicações, bancos, varejo, indústria, transporte aéreo, planos de saúde, entre outras.
Keywords: consumidores;  empresas;  consumo;  internet;  conflitos
Target: A iniciativa tem por objetivo ampliar o atendimento aos consumidores; incentivar a competitividade pela melhoria da qualidade de produtos, serviços e do relacionamento entre consumidores e empresas; aprimorar as políticas de prevenção de condutas que violem direitos do consumidor; fortalecer a promoção da transparência nas relações de consumo.
Target Audience: Servidores públicos em geral.
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Lorena Tamanini Rocha Tavares, Coordenadora Geral do Sindec. Ações premiadas no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2015. Área temática: atendimento ao cidadão
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2723
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2011 a 2015 (16ª a 20ª edição)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Consumidor.gov.br.pdf197.25 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.