Título: Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec)
Autor(es): Brasil. Ministério da Justiça (MJ). Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=300&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 09 p.
Data: Mar-2010
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor integra Procons de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal. É um sistema que permite o registro de demandas individuais de consumidores, bem como a gestão dos procedimentos que tratam essas demandas. O Sindec consolida os registros em bases locais e forma um banco nacional de informações sobre problemas enfrentados por consumidores. Essas informações podem ser consultadas por consumidores, pelos Procons integrados e por toda a sociedade, por meio do sítio www.mj.gov.br/sindec. O Sindec reúne informações de mais de 80 Procons (entre estaduais, municipais e do Distrito Federal), está presente em mais de 110 cidades de todas as regiões brasileiras e consolida registros de demandas de mais de 2 milhões de consumidores contra mais de 10 mil fornecedores
Palavras-chave: Gestão da informação;  Procon;  SINDEC;  Defesa do consumidor;  Cadastro de reclamações
Objetivo: A iniciativa tem por objetivo o registro de demandas individuais de consumidores, bem como a gestão dos procedimentos que tratam essas demandas
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Juliana Pereira da Silva, Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Ações premiadas no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2009
Áreas temáticas: Gestão da informação; Gerenciamento de informações
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/270
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2006 a 2010 (11ª a 15ª edição)
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