Título: Gestão do conhecimento na administração pública: um estudo do papel da alta administração
Autor(es): Coelho, Alderleia Marinho Milhomens
Contribuidor: Batista, Fábio Ferreira (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 36 p.
Data: Nov-2014
Detentor dos direitos autorais: Alderleia Marinho Milhomens Coelho
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão do Conhecimento
Resumo: Este estudo se propõe a analisar os critérios necessários para avaliar o papel da alta administração na implantação da gestão do conhecimento, no âmbito da administração pública, de forma a promover a otimização dos resultados e o alcance dos objetivos da organização. A pesquisa foi realizada em nível teórico a partir de levantamento bibliográfico na literatura da área de gestão do conhecimento, com o objetivo de identificar os critérios necessários para uma avaliação mais precisa do papel da alta administração, a partir do estudo dos principais instrumentos de verificação do grau de maturidade em GC, identificados na literatura da área, são eles: i) Metodologia APQC (American Productivity & Quality Center); ii) Organizational Knowledge Management (OKA) do Banco Mundial; iii) Prêmio MAKE – Most Admired Knowledge Enterprise; iv) Modelo de Avaliação do Fórum Europeu de GC; v) Instrumento para a avaliação da gestão pública (GesPública); e vi) Metodologia MGCAPB (Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública). O resultado do levantamento demonstra, entre outras coisas, que critérios relevantes na atuação da alta administração ainda não são abordados nos principais instrumentos de avaliação de GC, tais como a promoção de incentivos à interação nos ambientes interno e externo da organização, a promoção de condições internas (mecanismos, ferramentas) para o compartilhamento de conhecimento, e ainda a orientação a cada indivíduo ou grupo sobre o seu papel na GC da organização.
Palavras-chave: liderança;  papel da liderança;  implantação da gestão do conhecimento;  gestão pública;  alta administração
Contexto de aprendizagem: Curso de Especialização em Gestão de Pessoas 4ª edição
Observações/Notas: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas, do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público, Escola Nacional de Administração Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2678
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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