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Título: Condicionantes da implantação da gestão por competências em organizações públicas
Autor(es): dos Santos, Luciana Gomes Rodrigues Barbosa
Resumo: Nos últimos tempos, as organizações públicas têm passado por inúmeras transformações no modelo de gestão, e nesse contexto necessitam de um quadro de colaboradores cada vez mais competentes, requerendo, portanto, além de recursos financeiros e tecnológicos, também uma modernização dos processos das instituições como um todo. Nesse contexto, o presente estudo analisou a implantação da gestão por competências em quatro órgãos públicos, para tanto foi realizada um estudo de campo qualitativo, por meio de entrevistas semiestrturadas aos responsáveis por áreas afins acerca do tema. Os relatos das entrevistas foram organizados a partir de uma análise temática, desmembrando o texto em unidades, enfatizando os diferentes núcleos de sentido que constituem o entendimento das condicionantes, no caso da implantação da gestão por competências. Os principais resultados apontam a falta de esclarecimento de metodologias e referencial teórico vago. Constatou-se que as dificuldades específicas variam de acordo com as características de cada órgão, no entanto, todos consideram vagos os referenciais teóricos acerca da implantação da gestão por competências, em vários aspectos. Embora, as diretrizes tenham sido acatadas e utilizadas com aparente sucesso pelos órgãos pesquisados, demonstrando coerência nas diferentes metodologias utilizadas.

In recent times, public organizations have gone through many changes in the management model, and in this context need a workforce increasingly competent, requiring, so in addition to financial and technological resources, also a modernization of processes of institutions as whole. In this context, the present study analyzed the implementation of management skills in four government agencies, for a qualitative field study was carried out both by means of semiestrturadas interviews those responsible for related areas on the subject. The reports of the interviews were organized from a thematic analysis, breaking up the text into units, emphasizing the different units of meaning that constitute the understanding of the conditions in the case of implementation of competency management. The main results show the lack of clarification of methodologies and vague theoretical framework. It was found that the specific difficulties vary according to the characteristics of each body, however, consider all vague theoretical references about the implementation of management skills in many ways. Although the guidelines have been heeded and used with apparent success by agencies surveyed by demonstrating consistency in the different methodologies used.
Palavras-chave: gestão por competências;  gestão de pessoas no serviço público;  management skills;  human resources management in the public service
Público alvo: Gestores Públicos
Data: 2014
Descrição física: Número de páginas: 54 p.
Observações/Notas: Monografia apresentada à Diretoria de Formação Profissional da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, como requisito para Especialização em Gestão de Pessoas, sob a orientação do professor Pedro Paulo Murce de Meneses.
Tipo: Monografia/ TCC
Detentor dos direitos autorais: Luciana Gomes Rodrigues Barbosa dos Santos
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/2668
Aparece nas coleções:TCC e Monografia dos Cursos de Especialização da Enap

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