Título: Competências gerenciais: o caso da Polícia Rodoviária Federal
Autor(es): Monteiro, Lejandre Bezerra de Menezes
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 97 p.
Data: Nov-2014
Detentor dos direitos autorais: Lejandre Bezerra de Menezes Monteiro
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: Essa monografia objetivou mapear as competências gerenciais da Polícia Rodoviária Federal e especificamente descrevê-las no formato de comportamentos observáveis, conforme preconizado por Carbone et. al. (2005). Também foi utilizada como referência a proposta de modelo gerencial integrado elaborado por Quinn et. al. (2003), que apresenta os papéis dos gerentes e competências gerencias desejáveis. Metodologicamente, os resultados foram obtidos de forma qualitativa e quantitativa, por meio de análise documental, levantamento de opiniões (grupos focais e entrevistas), aplicação de questionário de validação semântica, com participação de servidores de diferentes níveis hierárquicos da instituição, separados em grupos de amostra e em momentos de pesquisa complementares e interdependentes. Foram identificadas 30 competências gerencias, com redações construídas durante a realização da pesquisa e com um nível de compreensão muito bom entre os colaboradores da organização estudada. Conclui-se que o processo de mapeamento de competências participativo e fundamentado teórico-metodologicamente traz resultados de qualidade e legitimados perante os colaboradores e que a implantação da gestão por competências depende de um apoio efetivo da alta gestão da instituição.
This thesis aimed to map the management competencies of the Polícia Rodoviária Federal of Brazil and describe them in observable behaviors format, as recommended by Carbone et. al. (2005). The proposed integrated management model developed by Quinn et. al. (2003) was also used as a benchmark, which presents the roles of managers and desirable management competencies. Methodologically, the qualitatively and quantitatively results were obtained through document analysis, survey of opinions (focus groups and interviews), semantic validation questionnaire, with participation from public servants of different levels of the institution, separated into groups during complementary and interdependent research times. Thirty management competencies were identified and the description was constructed during the research and with a very good level of understanding among employees of the organization studied. The conclusion is that the colaboration mapping skills process, grounded theoretically and methodologically, brings better and legitimate results for the employees and the implementation of competency management depends on an effective support of senior management of the institution.
Palavras-chave: competências gerenciais;  gestão por competências;  mapeamento de competências;  levantamento de opiniões;  management competencies;  competency management;  competency mapping;  survey of opinions
Público alvo: Gestores da Polícia Rodoviária Federal
Servidores da Polícia Rodoviária Federal
Observações/Notas: Monografia apresentada à Enap, sob orientação da professora Dra. Maria Júlia Pantoja de Brito, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2667
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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