Title: Prevenir é melhor que remediar: bem-estar, mal-estar e qualidade de vida no trabalho em uma instituição pública federal
Authors: Alves, Mara Clélia Brito
metadata.dc.contributor.other: Figueira, Tânia Gomes (Orientadora)
Daniel, Janaína Bosa (Examinadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 65 p.
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Mara Clélia Brito Alves
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: A Qualidade de vida no trabalho é um tema atual que se insere na área de gestão pessoas. Esta pesquisa busca identificara percepção dos trabalhadores de um órgão público do Poder Executivo federal sobre a Qualidade de Vida no Trabalho –QVT.A abordagem metodológica de viés preventivo fundamentou-se na Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho – EAA-QVT. O instrumento utilizado na pesquisa foi a parte qualitativa do macrodiagnóstico Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho -IA_QVT, com quatro questões abertas, validado no âmbito da Administração Pública brasileira. Participaram da pesquisa 40(quarenta) trabalhadores de diferentes vínculos funcionais da Instituição pública. A análise qualitativa dos dados, realizada com base na análise de conteúdo das representações dos participantes da pesquisa, evidenciou que os trabalhadores relacionam QVT aos fatores “Condições de Trabalho Adequadas;Organização do Trabalho Eficaz; Relações Socioprofissionais de Trabalho Harmoniosas, Reconhecimento e crescimento profissional; Prazer no Trabalho e Elo entre Trabalho e Vida Social”. A pesquisa ainda permitiu identificar os principais fatores que interferem nas representações de bem-estar e mal-estar da amostra de trabalhadores da instituição. Este trabalho fornece subsídios iniciais para elaboração de política e de programa de QVT, com base no ponto de vista dos trabalhadores da Instituição.
Quality of work life is a current topic that falls within the area of people management. This research aims to identify the perceptions of employees of a public agency of the federal executive on the Quality of Work Life -QVT. The methodological approach of preventive bias was based on the Applied Ergonomics Activity to Quality of Work Life -EAA-QVT. The instrument used in the research was qualitative part of macrodiagnostic Inventory Assessment of Quality of Life at Work -IA_QVT with four openquestions, validated within the Brazilian Public Administration. Participated in the survey forty (40) employees from different functional linkages of public institution. The qualitative data analysis, performed based on content analysis of representations of research participants, showed that workers relate to QWL factors "adequate working conditions; Effective organization of work; Socio-professional Harmonious Labor Relations, Recognition and professional growth; Pleasure at Work and Link between Work and Social Life. "The survey also identified the main factors that affect the representations of well-being and ill-being of the sample of workers of the institution. This work provides seed grants for development of policy and the QWL program, based on the viewpoint of the workers of the institution.
Keywords: qualidade de vida no trabalho;  ergonomia da atividade;  serviço público;  bem-estar no trabalho;  mal-estar no trabalho;  quality of work life;  well-being at work;  malaise at work;  ergonomics activity;  public service
Target Audience: Gestores Públicos
metadata.dc.description.additional: Monografia apresentada à Escola Nacional de Administração Pública – ENAP como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2657
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)


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